Portugal: Conferência Episcopal saúda novo bispo nomeado para o Funchal e agradece legado de «dedicação» de D. António Carrilho

D. Nuno Brás assume diocese madeirense no dia 17 de fevereiro

Lisboa, 12 jan 2019 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa regozijou-se hoje com a nomeação de D. Nuno Brás para bispo do Funchal, anunciada este sábado pelo Papa Francisco.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, os bispos portugueses expressam assim a sua proximidade e força a D. Nuno Brás, de 55 anos, para a nova missão que irá abraçar à frente das comunidades católicas madeirenses, depois de várias décadas de serviço ao Patriarcado de Lisboa, como sacerdote, como formador e reitor do Seminário dos Olivais, e desde 2011 como bispo auxiliar.

Na mesma nota, a CEP deixa também uma mensagem especial ao até agora bispo do Funchal, D. António Carrilho, que apresentou renúncia ao cargo por limite de idade.

Os bispos portugueses agradecem a D. António Carrilho “toda a dedicação pastoral ao povo de Deus que lhe foi confiado até este dia, em que o Santo Padre aceitou a sua renúncia”.

D. Nuno Brás nasceu a 12 de maio de 1963 no Vimeiro, Lourinhã, Patriarcado de Lisboa, e fez os estudos primários e secundários no Externato de Penafirme, seguindo-se o curso Filosófico-Teológico nos Seminários do Patriarcado de Lisboa.

Estudou na Universidade Pontifícia Gregoriana, sendo aluno do Colégio Pontifício Português, e obteve o Doutoramento em Teologia Fundamental.
Foi ordenado presbítero a 4 de julho de 1987 no Patriarcado de Lisboa, onde exerceu funções de vigário paroquial, membro da equipa formadora e posteriormente reitor do Seminário Maior de Cristo Rei (Lisboa), e diretor do semanário diocesano “Voz da Verdade”.

Destacou-se também como professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, responsável da Comissão Diocesana para o Diaconado Permanente, diretor do Departamento de Informação do Patriarcado de Lisboa, e foi ainda reitor do Colégio Pontifício Português, em Roma.

D. Nuno Brás foi nomeado por Bento XVI no dia 10 de outubro de 2011 como Bispo Titular de Elvas e Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, e escolheu como lema episcopal “In Verbo Tuo” (Na Tua Palavra).

A CEP recorda a mensagem que o agora bispo nomeado para a Diocese do Funchal dirigiu às comunidades no dia da sua Ordenação Episcopal no Mosteiro dos Jerónimos a 20 de novembro de 2011.

“Pedi a Deus que também agora e pelo resto da minha vida, ajudado pela Graça divina e pela amizade, oração, encorajamento e colaboração fraterna de todos, eu seja capaz de responder como S. Pedro: “in verbo tuo laxabo rete” – na Tua Palavra, por causa dela, e apesar de todas as minhas dificuldades e incapacidades; na Tua Palavra, com a ousadia da fé que só ela é capaz de suscitar; na Tua Palavra lançarei as redes”, apelava na altura D. Nuno Brás.

JCP

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.