Padre Mário de Sousa substitui D. Anacleto Oliveira como coordenador da Comissão da Tradução da Bíblia

O padre Mário de Sousa, sacerdote da Diocese do Algarve e presidente da Associação Bíblica Portuguesa, foi nomeado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), coordenador da Comissão da Tradução da Bíblia, em substituição de D. Anacleto Oliveira, falecido em setembro passado.

A nomeação foi feita na 199.ª Assembleia Plenária da CEP que decorreu em Fátima, de 11 a 13 deste mês. O sacerdote algarvio era desde 2012 membro da Comissão Coordenadora da Tradução da Bíblia para a CEP e presidia à subcomissão científica do Novo Testamento. No primeiro volume já publicado com os quatro Evangelhos e os Salmos foi responsável pela tradução, introdução e notas dos Evangelhos de São Marcos e São João.

A comissão é ainda composta pelo padre Joaquim Garrido (secretário), sacerdote dehoniano, por José Ramos, professor catedrático emérito da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que preside à subcomissão científica do Antigo Testamento da qual fazem parte também Armindo Vaz e Luísa Almendra, ambos docentes da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.

Da subcomissão científica do Novo Testamento, para além do padre Mário de Sousa, fazem parte ainda Pedro Falcão e José Carlos Carvalho, ambos docentes da Universidade Católica Portuguesa do Porto.

A equipa da comissão é ainda constituída por Alex Villas Boas, docente da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, por Maria Antónia Vasconcelos, por Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã, pelo padre Pedro Ferreira, diretor do Secretariado Nacional da Liturgia e por Antero Paulo, da Fundação do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

O padre Mário de Sousa, presbítero da Diocese do Algarve, tem 49 anos e é natural de Vila Real de Santo António. Formado em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia de Évora, é licenciado em Teologia pela Universidade Católica de Lisboa, licenciado em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e doutorado em Teologia Bíblica pela Universidade Gregoriana de Roma.

É professor de Novo Testamento no Instituto Superior de Teologia de Évora, diretor do Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve e presidente Associação Bíblica Portuguesa desde 2017. É ainda pároco na matriz de Portimão.

Entre outras publicações é autor de “Introdução ao Evangelho de S. João”, “«Para que também vós acrediteis». Estudo exegético-teológico de Jo 19,31-37” e “Os encontros de Jesus no Evangelho de São João”.

 

Fonte: https://folhadodomingo.pt

Check Also

Igreja/Portugal: Papa nomeia novo bispo da Diocese de Beja

D. Fernando Paiva, até agora vigário-geral em Setúbal, sucede a D. João Marcos Cidade do …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.