Os felizes semeadores de saudade

A saudade nasce do contraste entre o que foi vivido no passado e o vazio disso mesmo no presente. Uma espécie de hoje esvaziado do que ontem era concreto e bom.

Pode tudo à nossa volta ser rico e agradável, ainda assim a saudade tem sempre lugar, porque o mais relevante é que falta algo. Como se pudéssemos escutar bem alto o telefone que não toca ou, ao olhar para uma multidão, a única coisa que víssemos fosse que a pessoa querida não está.

A saudade não é uma tristeza nem uma alegria; é uma estranha fusão das sementes e raízes de ambas. É o oposto ao riso e ao choro. Uma espécie de mergulho sem fim no profundo de nós mesmos.

Perdeu-se algo de muito bom, quer-se viver de novo, mas assume-se a certeza de que, na verdade, esse algo nunca poderá ser recuperado. Vive-se numa carruagem de tempo que se afasta da estação onde ficou algo de extraordinário. A saudade é a medida da perda, o desejo de a suprir e a certeza de que tal é impossível. A presença espiritual de uma ausência, algo vivido e, agora, mais desejado do que nunca.

Perde-se a motivação e a concentração. É um desconsolo, uma solidão que voa de forma indiferente ao espaço e ao tempo. Vagueia, sem sentido nem destino.

Quem se detiver no passado mais do que o tempo necessário para aprender, perde-se, porque perde o seu tempo. Aquele que lhe foi dado para viver e não para recordar.

Os que têm a coragem de passar o seu tempo a plantar sementes de saudade para o amanhã, vivem sempre felizes…

… porque se tornam, eles mesmos, sementes de saudade.

Hão de florir e frutificar naqueles que amaram.

 

Fonte: https://agencia.ecclesia.pt

Autor: José Luís Nunes Martins

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.