Mais tempo não é melhor tempo

O tempo é uma coisa estranha! É bom ter tempo, é bom não o perder, mas se nada de bom nele fizermos até o seu vazio nos é pesado e penoso!

É verdade que há momentos pelos quais vale a pena esperar anos! Mas então, o que devemos fazer entretanto?

Uma grande quantidade de tempo não significa uma maior qualidade. É essencial que tomemos o leme da nossa vida no mar da história, tirando partido de todo o tempo que nos é dado viver. Todo. Mesmo aquele que apenas nos parece ser sem sentido.

O mundo de hoje exige que sejamos produtivos, que lhe entreguemos os nossos dias em troca de rentabilidade, sem desperdício. Mas o que é perder tempo?

Saber esperar é, por si só, uma excelente forma de investir as nossas horas.

Basta que pensemos que é possível dizer a mesma coisa à mesma pessoa em momentos diferentes, e que isso pode ter resultados muito diferentes. Portanto, não basta fazer o que é certo, é essencial acertar no tempo de o fazer!

Quantas vezes já nos atrasámos (ou nos adiantámos) no tempo que seria o certo de fazer qualquer coisa?

A verdade é que nenhum instante de cada existência humana se repete. Tudo é único. No entanto, pela mesma oportunidade, uns quase que não têm de esperar, enquanto, para outros, uma vida parece não ser suficiente…

A vida é inscrita no tempo, mas não é o tempo. Os nossos anos são o papel onde nos é dado escrever, muito ou pouco. A vida de cada um de nós é a história que decide escrever por si mesmo. Há quem tenha muito papel e não mais que uma narrativa pobre, solta e sem grande sentido, enquanto outros são capazes de numa só página escrever uma história intemporal.

Aproveitemos todo o tempo e cada uma das oportunidades!

Antes de mais, convém sabermos do que estamos à espera! E só isso já demora tempo a definir, porque entre os sonhos sem sentido e a resignação absoluta há um espaço maior que a distância entre o céu e a terra.

Sejamos senhores do tempo que nos é dado, encontrando o seu sentido no mais fundo de nós e fazendo com que nenhum dia da nossa vida seja um intervalo inútil.

 

Fonte: https://agencia.ecclesia.pt

Autor: José Luís Nunes Martins

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.