Lideranças

As instituições surgem no debate público com frequentes marcas de fragilidade diante da valorização progressiva de determinadas individualidades, mulheres e homens que se afirmam mais pelo que são e fazem do que pela moldura histórica que possam ocupar. No mundo associativo, nas estruturas religiosas e de forma geral nas hierarquias que continuam a organizar a sociedade, é comum encontrar referências relevantes em torno de personalidades que conquistam espaço nos vários palcos sociais e, por isso, transformam-se em referências das instituições a que estão ligados, mesmo que as intervenções realizadas raramente se distanciem da opinião pessoal e só com esforço possam conquistar outros vínculos.

A procura de uma voz que represente a instituição mostra que a sua propalada fragilidade nem sempre corresponde à realidade, o que ainda mais se verifica quando se escolhem as respetivas lideranças. É assim nos partidos políticos, nas associações representativas dos diferentes setores da sociedade, também o religioso. Basta acompanhar os tempos que antecedem eleições ou nomeações, os jogos de bastidores que o marcam, as tentativas de conquista de votos e o esforço por tornar agradáveis perfis e ideias pessoais.

Assim, as instituições continuam, por um lado, a ser requisitadas como referências essenciais da sociedade e persegue-as a necessidade de oferecer, em cada tempo e em todos os contextos, um contributo relevante para a coisa pública e o bem comum; por outro, as lideranças institucionais encontram no valor da pessoa que as assumem o ambiente indicado para lutar contra a irrelevância a que podem estar sujeitas na organização que representam.

É comum dizer-se que a Europa tem falta de líderes, que escasseiam vozes de comando, com ideias e programas que persigam o bem comum e consigam contagiar grupos, comunidades, países… Um problema que se coloca em todos os setores sociais, também o religioso. E, na salvaguarda do princípio da subsidiariedade, também a este nível, torna-se cada vez mais urgente trabalhar pela relevância das instituições e das suas lideranças, tanto a nível global, como nacional ou local.

No que diz respeito especificamente à Igreja Católica, sabemos e acreditamos que todos os acontecimentos, nomeadamente as escolhas de lideranças, devem ser lidos do fim para o princípio, a partir do dinamismo da ressurreição. De facto, o que acontece não tem nas capacidades e habilidades humanas o fator decisivo, mas na força criadora de Deus, pelo Espírito Santo. Mas essa certeza não dispensa cada um da parte que lhe toca.

 

Paulo Rocha, Agência Ecclesia

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.