Igreja: Vaticano cria «observatório» internacional de jovens, com representante português

Tomás Virtuoso integra organismo que se vai reunir pela primeira vez em abril de 2020

Cidade do Vaticano, 24 nov 2019 (Ecclesia) – O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, do Vaticano, anunciou hoje a instituição de um novo organismo internacional de consulta dos jovens, composto por 20 jovens de diferentes regiões do mundo, incluindo o português Tomás Virtuoso.

A estrutura consultiva é apresentada como resposta a um pedido do Documento Final do Sínodo de 2018, que solicitava a criação de uma estrutura para fortalecer a atividade do Setor de Juventude do Dicastério (n.º 123) e de representação dos jovens, a nível internacional

Os nomeados são “jovens envolvidos em diferentes fases do processo sinodal, como o Fórum Internacional da Juventude que o Dicastério organizou em junho passado para promover a implementação da exortação apostólica Christus vivit”, precisa um comunicado da Santa Sé.

Segundo a nota oficial, “o grupo desempenhará um importante papel consultivo e proativo, colaborando com o Dicastério para aprofundar questões relacionadas à pastoral juvenil e outras questões de interesse mais geral”.

A primeira reunião está agendada para Roma, em abril de 2020.

Tomás Virtuoso, do Secretariado Internacional das Equipas de Jovens de Nossa Senhora, participou em 2018 na reunião pré-sinodal que, por indicação do Papa Francisco, decorreu no Vaticano entre os dias 19 e 24 de março, com cerca de 300 participantes de todo o mundo.

Em declarações à Renascença, o jovem português diz que há, por parte do Vaticano, a intenção de ouvir as novas gerações.

“Eu só tenho de acreditar que este organismo vai ser o que também foi este processo sinodal, que foi um processo honesto e verdadeiro de ouvir o que os jovens têm para dizer, e os obrigar a contrapor a sua visão com a de outras pessoas do mundo, pessoas de outras idades e sensibilidades”, declarou.

Em outubro de 2018, o Vaticano acolheu uma assembleia geral do Sínodo dos Bispos, dedicada à relação entre os jovens e a Igreja Católica.

OC

Os membros nomeados para os próximos três anos são: Béatrice Camara (Guiné), Moses Ojok (Uganda), Dominique Yon (África do Sul), Brenda Noriega (Estados Unidos), Joseph Edward San Jose (Canadá), Sofia Beatriz Cruz Estrada (El Salvador), Natalia García Jiménez (Porto Rico) Ariel Alejandro Rojas Hernández (Chile), Agatha Lydia Natania (Indonésia), Jesvita Princy Quadras (Índia), Makoto Yamada (Japão), Tilen Cebulj (Eslovênia), Chiara Van Voorst (Holanda), Émile Abou Chaar (Líbano), Ashleigh Green (Austrália), Carina Baumgartner (Movimento Juvenil Salesiano, Áustria), Lucas Ricardo Marçal Ramos (Fazenda Da Esperança, Brasil), Lucas Petit Navarro (Comunidade de Taizé, França), Tommaso Sereni (Fórum Internacional de Ação Católica, Itália), Tomás Virtuoso (Equipas de Nossa Senhora – Jovens, Portugal).

Check Also

De 14 a 21 de abril de 2024 | SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES /2024

NOTA PASTORAL – Para quem sou eu? Entre 14 e 21 de Abril, decorre a …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.