Igreja: Escuteiros comemoram o Centenário do Caminheirismo

Iniciativas começam a 12 de agosto

Lisboa, 09 2018 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE – Escutismo Católico) vai assinalar o centenário do Caminheirismo, a última secção” do CNE, com jovens dos 18 aos 22 anos, num programa que se prolonga até 2019, com um acampamento nacional (Rover 2019).

Portugal inicia esta comemoração com o “albergue dos sonhos”, uma plataforma digital onde os caminheiros “depositam ideias de missão, de intervenção, e outros as enriquecem e implementam, criando uma base de dados intemporal própria para ajudar os Clãs/Comunidades a escolher oportunidades de missão e de serviço”, explica um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA pelo CNE.

‘Ask The boy’, fundamento da pedagogia escutista, foi apresentado por Baden-Powell em 1919 aos mais seniores do movimento; dessa consulta e das suas respostas, nasce esta secção, dos 18 aos 22 anos, “fase de transição dos escuteiros para a vida adulta”.


A secção dos Caminheiros (escutismo terrestre) e Companheiros (escutismo marítimo) é o Clã/Comunidade, onde estes Rover se devem tornar caminhantes, que procuram e encontram o Caminho da sua Própria vida, sem intermediários e libertando-se de condicionalismos. É a altura em que o jovem agarra a sua emancipação”.

O CNE precisa que os Clãs/Comunidades colaboram em “projetos de realce” na sociedade relacionados com a ecologia, das espécies, reflorestação, vigilância das florestas, na agricultura biológica e biodinâmica, na cultura e na imprensa, por exemplo.

Segundo os censos de 2016, o Corpo Nacional de Escutas tem um efetivo de 71 993 membros.

Com 95 anos de existência, o CNE é membro da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) desde 1929, e assenta numa base de educação não-formal que, segundo a UNESCO, é “organizada fora do sistema formal estabelecido, visando servir um público identificado que aprende, com objetivos educativos identificados”.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.