Igreja do Algarve promoveu Curso de Cristandade de Senhoras com 32 participantes

Realizou-se de 1 a 4 deste mês, na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral, o 54º Curso de Cristandade de Senhoras.

A iniciativa, que foi promovida pelo Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC), teve o seu encerramento, presidido pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, no último dia na paróquia de Ferreiras.

O curso contou com uma equipa sacerdotal composta pelos padres Rui Barros e Nuno Coelho com uma equipa de leigos de 13 elementos, que incluiu a reitora Dulce Morgado, sendo participado por 32 senhoras, oriundas das paróquias de Aljezur (incluindo da comunidade do Rogil), Bensafrim, Boliqueime, Faro, Ferreiras, Moncarapacho, Portimão, Tavira e Vila do Bispo, esposas dos elementos que realizaram o último curso de homens.

O encerramento contou também com testemunhos de participantes. Os cursistas presentes no encerramento, na bênção e compromisso que se lhe seguiu, tiveram oportunidade de reviver a clausura e o seu cursilho.

O primeiro cursilho em Portugal realizou-se em 29 de novembro de 1960 e no Algarve ocorreu a 18 de março de 1964, sendo destinado a homens, ao qual se seguiu o primeiro cursilho de senhoras em abril do ano seguinte.

O MCC é um movimento eclesial que propõe uma vivência de vida segundo os fundamentos da fé. Depois da participação num curso ou cursilho (termo adaptado do original espanhol) de três dias e meio, onde é feito o primeiro apelo à fé, os participantes são convidados a continuarem a caminhar em grupo, nas comunidades, realizando encontros (ultreias) onde partilham as suas experiências de fé.

 

 

Fonte:https://folhadodomingo.pt/ 

Check Also

De 14 a 21 de abril de 2024 | SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES /2024

NOTA PASTORAL – Para quem sou eu? Entre 14 e 21 de Abril, decorre a …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.