Fátima: Peregrinos convidados a «cooperar» no esforço de prevenção da pandemia

Celebração dominical «testou» plano de contingência para peregrinação do 13 de outubro

Fátima, 11 out 2020 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima implementou hoje, na celebração dominical da Eucaristia no Recinto de Oração, as medidas adicionais ao plano de contingência que preparou para a peregrinação do 13 de outubro.

No início da Missa, com a presença de cerca de 6 mil peregrinos, os participantes foram convidados a “cooperar” no “esforço que Portugal inteiro é chamado a fazer” para travar a propagação da Covid-19.

O reitor do Santuário de Fátima, que presidiu à celebração, saudou a assembleia e falou da impressão de “dispersão” provocada pelas medidas implementadas.

“É verdade que olhando para este largo recinto de oração, dá-nos a impressão de estarmos dispersos, por causa do distanciamento que nos é recomendado por motivos de saúde”, disse o padre Carlos Cabecinhas.

“Sentimo-nos profundamente unidos, na mesma fé, nesta certeza de que o Senhor está no meio de nós”, acrescentou o sacerdote.

Na sua homilia, o reitor falou da Mensagem de Fátima como “um veemente apelo a responder generosamente ao convite de Deus a uma vida de comunhão, de profunda união com Ele”.

“Que a nossa vida manifeste a vontade de acolhermos o convite que Deus nos dirige à comunhão com Ele, o desejo de sermos coerentes com a fé que professamos”, afirmou ainda.

Durante a celebração, o padre José Nuno Silva, capelão do Santuário de Fátima, pediu aos participantes que seguissem as indicações de vigilantes e acolhedores, em particular nas procissões.

Foto: Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima estima a presença de 6 mil peregrinos no recinto da Cova da Iria, “numa área útil de 48 000m2, o que equivale a uma média de 8m2 por pessoa”, segundo as “medidas adicionais ao Plano de Contingência para a peregrinação de 12-13 de outubro” e já fez marcações no solo, “áreas circulares de ocupação”, onde poderá estar apenas um número limitado de pessoas coabitantes.

O acesso faz-se através de oito entradas; os peregrinos são conduzidos às áreas de ocupação antes do início da celebração e só podem sair das mesmas no final das cerimónias, com recomendação de respeito pelas distâncias de segurança.

O reitor do Santuário de Fátima pediu aos peregrinos, numa mensagem divulgada na última quinta-feira, “um exemplo de responsabilidade em nome de um bem maior”, no contexto da peregrinação de 12 e 13 de outubro que vai ter a presença de cerca de 6000 peregrinos no recinto, segundo o Plano de Contingência.

“No santuário a preocupação pela saúde dos peregrinos e de quantos aqui trabalham é sempre prioritária e tem de ser prioritária também num momento festivo como este”, afirmou o padre Carlos Cabecinhas, num vídeo enviado à Agência ECCLESIA.

Já o bispo da Diocese de Leiria-Fátima, cardeal D. António Marto, espera um comportamento “exemplar” e “sentido de responsabilidade” dos peregrinos que queiram participar nas celebrações do 13 de outubro.

O presidente da República Portuguesa, Marcelo de Rebelo de Sousa, elogiou o esforço “louvável” do santuário em limitar a participação de peregrinos face à pandemia que afeta o país.

A Peregrinação Internacional Aniversária de outubro, que assinala a última aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, em 1917,  vai ser presidida por D. José Ornelas, bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.