Faleceu o padre Domingos Fernandes, pároco do Parchal e da Mexilhoeira da Carregação

Faleceu o padre Domingos da Silva Fernandes, de 77 anos, que foi pároco de Marmelete, Pêra, Estômbar, Mexilhoeira da Carregação e Parchal.

O sacerdote, vítima de doença do foro hepático, faleceu esta manhã no Hospital de Alvor, onde se encontrava internado em estado critico desde dia 16 deste mês.

Natural da freguesia de Touguinha, Vila do Conde, onde nasceu em 1941, o padre Domingos Fernandes, pertencia à Arquidiocese de Braga, mas veio para o Algarve a 5 de outubro de 1968, depois de ordenado.

Ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1968 na Sé de Braga pelo então arcebispo da arquidiocese D. Francisco Maria da Silva, o trabalho do padre Domingos da Silva Fernandes foi marcado pelo serviço nas paróquias algarvias de Marmelete, Pêra e Estômbar que mais tarde se desdobrou também nos vicariatos da Mexilhoeira da Carregação e do Parchal.

Domingos da Silva Fernandes, nascido numa família católica com mais oito irmãos, começou a frequentar a catequese e entrou com 12 anos para o Seminário da Companhia de Jesus (jesuítas) em Macieira de Cambra. Passou no quarto ano para o Seminário Diocesano de Braga, tendo sido condiscípulo de D. Jorge Ortiga (atual arcebispo de Braga) e de D. Pio Alves (bispo auxiliar do Porto) e feito parte também nos tempos de seminarista do Movimento de Schoenstatt.

A entrada no curso de Teologia no Seminário Maior despertou em si a possibilidade de vir trabalhar para a Diocese do Algarve devido ao conhecimento com uma religiosa de Monchique que trabalhava num colégio em Vila do Conde. Através da irmã Isaura Ventura, ainda viva, iniciou contacto com o então bispo do Algarve D. Júlio Rebimbas e com o então vigário geral da diocese algarvia monsenhor cónego Manuel Francisco Pardal.

Depois de ordenado, no dia 5 de outubro de 1968 chegou ao Algarve, tendo sido recebido no Paço Episcopal de Faro por D. Júlio Rebimbas que o nomeou prefeito e professor música e história do Seminário de São José.

Simultaneamente começou então a lecionar a disciplina Religião e Moral na Escola Afonso III em Faro, tendo como colega o conterrâneo padre António da Rocha.

Em outubro de 1970 deixa as funções em Faro porque D. Júlio Rebimbas pede-lhe que vá coadjuvar o pároco de Alferce, Marmelete e Monchique, padre Francisco Melo, na pastoral juvenil. Em Monchique começou também a lecionar Religião e Moral e História no então Colégio de Santa Catarina e na Escola Básica, onde chegou a ser presidente do conselho diretivo. Na vila ajudou a fundar em 1973 o agrupamento do CNE e a companhia da Associação Guias de Portugal. Durante a sua estadia em Monchique começou também a lecionar latim no Liceu de Portimão.

Em setembro de 1974, passando a residir em Portimão, foi nomeado pároco de Marmelete, tendo deixado a colaboração com as paróquias de Alferce e Monchique. Durante os seis anos em Marmelete foi responsável pelo restauro do interior e do telhado da igreja e iniciou nessa altura a licenciatura em História.

Em outubro de 1978, o então bispo do Algarve D. Ernesto Costa nomeou-o pároco da paróquia de Pêra, onde serviu durante 11 anos.

Em agosto de 1989, o então bispo do Algarve D. Manuel Madureira Dias nomeou-o pároco de Estômbar, que nessa altura abrangia a Mexilhoeira da Carregação e o Parchal, paróquia onde esteve durante 25 anos, até setembro de 2014. Para dar resposta pastoral a duas zonas que tiveram um enorme crescimento populacional no final do século passado lançou-se na construção das igrejas do Parchal, concluída a 15 de abril de 1990, e da Mexilhoeira da Carregação, concluída a 7 de outubro de 2001, que deram origem, respetivamente, à atual paróquia de São Francisco de Assis e ao vicariato de Santo António. Em outubro de 2001, data da ereção do vicariato do Parchal, foi então nomeado seu vigário paroquial e a 15 de agosto de 2018, data da sua ereção paroquial, nomeado seu pároco. Em junho de 2008 foi nomeado vigário paroquial do vicariato da Mexilhoeira da Carregação, data da ereção do mesmo.

A sua passagem pelas duas paróquias e pelo vicariato ficou também marcada pela obra no campo social com a inauguração em 1992 do Centro Paroquial de Estômbar com as valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário. Em 1993, aquele centro paroquial iniciou também a valência de Creche no edifício da Junta de Freguesia. Quando as valências de apoio a idosos foram mais tarde assumidas pela Santa Casa da Misericórdia de Estômbar, o espaço do centro paroquial foi adaptado a jardim-de-infância e que acabou por ser transferido para o infantário da Mexilhoeira da Carregação quando deixou de ser pároco de Estômbar.

Em 2007 foi inaugurado o infantário da Mexilhoeira da Carregação com as valências de creche e jardim-de-infância. Além das infraestruturas sociais, os espaços para a pastoral da juventude não foram esquecidos. Assim, no Parchal foram adquiridos três apartamentos onde funciona a catequese e feita uma sede para o escutismo.

Na Mexilhoeira da Carregação, por baixo da igreja, foi construído o salão paroquial e as salas para a catequese. A comunidade acolheu também o CNE e a sede do agrupamento também foi construída, juntamente com uma residência com capacidade para acolher uma equipa pastoral que possa futuramente ali trabalhar.

O padre Domingos Fernandes foi ainda assistente regional do CNE no Algarve, tendo D. Júlio Rebimbas lhe solicitado a reorganização do movimento escutista que levou ao surgimento da Junta Regional do Algarve, e vigário da vara da vigararia de Albufeira.

O sacerdote festejou os seus 50 anos de ordenação sacerdotal a 15 de agosto do ano passado, na igreja do Parchal, em celebração durante a qual o bispo do Algarve presidiu à ereção paroquial daquela comunidade.

O corpo do sacerdote chegará hoje, pelas 18h, à igreja da Mexilhoeira da Carregação, onde, pelas 19h, será celebrada a eucaristia. Amanhã, pelas 11h será celebrada naquela igreja a missa exequial, após a qual o féretro seguirá para Junqueira, Vila do Conde, acompanhado pelo padre Nuno Coelho vigário da vigararia de Portimão.

A Câmara Municipal de Lagoa atribuiu-lhe em agosto do ano passado um voto de louvor pela celebração dos seus 50 anos de sacerdócio.

Fonte: https://folhadodomingo.pt

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.