EM CADA HOMEM HÁ UM IRMÃO

Jesus «encarna» em cada homem

A nossa condição de criaturas, feitos à imagem de Deus Criador já implica uma dimensão divina no nosso ser de homem. Somos, de facto, obra de Deus, criados à sua imagem e semelhança. Daí brota como que enraizada na nossa natureza, a dignidade humana, o respeito, o amor, a liberdade, a que cada homem tem direito e que se impõem por si mesmos.

Mas a fé em Jesus Cristo dá-nos outra dimensão mais profunda, mais divina ainda, mais trinitária. Cada homem não só é por natureza participação do divino, mas é também presença de Jesus. «O sacramento do irmão» nasce da certeza que cada homem, é sinal de Jesus Cristo. Foi o próprio Senhor que nos ensinou esta verdade. Jesus «encarna» em cada homem. A encarnação de Nazaré vai-se misticamente atualizando. Em toda a pessoa há um irmão em Jesus.

«Sempre que fizestes isto ao mais pequenino dos meus irmãos foi a Mim que o fizestes». Jesus não diz o que fizestes aos meus discípulos, ou mesmo, o que fizestes aos cristãos. Diz simplesmente «aos mais pequeninos», sejam eles cristãos ou pagãos, santos ou pecadores, deste ou daquele credo político, raça ou cor. Qualquer homem, qualquer pessoa faz o lugar de Cristo quando agimos, falamos, procedemos para com ela desta ou daquela maneira, com delicadeza ou com má vontade, com carinho ou orgulho, com simpatia ou desprezo. É a Jesus que o fazemos. Todo o longo e maravilhoso discurso do juízo final leva-nos a esta certeza. A resposta é clara. «Tive fome e deste-Me de comer, tive sede e deste-Me de beber…». Quando o fizermos aos outros é a Jesus que o fazemos.

O texto da conversão de São Paulo pode-nos dar luz ainda mais clara sobre esta verdade. Saulo perseguia os cristãos, levando cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de prender os homens e mulheres que seguissem a Jesus Cristo. Este aparece-Lhe e à pergunta de Saulo «Quem és tu Senhor?», Jesus responde: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Coisa estranha! Saulo persegue homens e mulheres, mas Jesus diz-lhe que é a Ele próprio que Saulo persegue. Identificação total entre o Mestre e os seus discípulos. E o que fazemos a estes é ao Senhor que o fazemos. Ele está presente em cada membro do Seu Corpo Místico.

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.