Ecologia: Vaticano promove ano especial dedicado à «Laudato si»

Iniciativa começa este domingo com a «oração comum pela terra e pela humanidade»

Cidade do Vaticano, 20 Mai 2020 (ECCLESIA) – O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (organismo da Santa Sé) promove, a partir deste domingo (24 de maio), um ano especial dedicado à encíclica «Laudato si».

Este domingo realiza-se uma “oração comum pela terra e pela humanidade” e durante um ano a entidade organizadora promove “vários encontros sobre o tema da ecologia integral”, lê-se no site VaticanNews.

O ano especial conclui-se em 2021 e tem como objetivo principal “propor um compromisso público comum com a sustentabilidade total a ser alcançada em 7 anos”, realça.

“Estão envolvidas as famílias, dioceses, ordens religiosas, universidades, escolas, unidades de saúde e o mundo dos negócios, com especial atenção às empresas agrícolas”, sublinha.

A ecologia integral deve tornar-se “um novo paradigma da justiça” porque a natureza não é uma “mera moldura” da vida humana: este é o coração da segunda Encíclica do Papa Francisco, «Laudato si», sobre o cuidado da Casa comum.

Assinada pelo Papa Francisco a 24 de maio de 2015, Solenidade de Pentecostes, e divulgada em 18 de junho do mesmo ano, o documento está no centro, até o próximo domingo, da “Semana” especial que comemora seu quinto aniversário.

Dividida em seis capítulos, a encíclica, que leva o título da invocação de São Francisco de Assis no “Cântico das criaturas”, reúne, na “ótica da colegialidade, várias reflexões das conferências episcopais do mundo e conclui com duas orações, uma inter-religiosa e uma cristã, pela proteção da criação.

LFS

Check Also

24 de março de 2024 – Domingo de Ramos na paixão do Senhor – Ano B

A cruz era o instrumento mais cruel e horrível dos suplícios, era a pena capital …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.