Diocese do Algarve vai promover novo Curso Básico de Teologia para agentes de pastoral

Formação terá 18 disciplinas de frequência ‘online’ e 6 jornadas de participação presencial

Depois do Curso Básico de Teologia para agentes de pastoral realizado entre 2015 e 2018, a diocese algarvia, através do seu Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve (CEFLA), está a preparar uma nova edição daquela formação para decorrer entre este ano e 2024.

A iniciativa terá, desta vez, regime de participação exclusivamente ‘online’, do princípio ao fim, no que se refere às 18 disciplinas semestrais lecionadas por 14 docentes, não apenas da Diocese do Algarve, mas também das vizinhas de Beja e Évora.

Já as seis jornadas intensivas que o curso também contemplará, entre 2022 e 2023, levadas a cabo por cinco docentes (dois deles professores também das disciplinas), serão exclusivamente presenciais “para permitir também o encontro físico entre os participantes”, explicou o diretor do CEFLA.

O padre Mário de Sousa explica que “os destinatários são os mesmos” da anterior edição, “tendo em especial atenção os possíveis candidatos ao diaconado permanente e animadores de comunidades” e uma das novas disciplinas é precisamente «A arte de acolher, comunicar e presidir». “Os candidatos ao diaconado permanente terão, concomitantemente, um percurso de discernimento vocacional, que será feito em conjunto e em casal (acompanhado também pelos filhos)”, complementa.

Recorde-se que a última formação destinava-se ainda a professores de Educação Moral e Religiosa Católica, catequistas, orientadores de grupos da ‘Lectio Divina’, animadores de grupos de jovens, dirigentes do Corpo Nacional de Escutas, ministros extraordinários da comunhão, orientadores da celebração dominical na ausência de ministro ordenado, acólitos e leitores. O padre Mário de Sousa acrescenta ainda que “o curso destina-se à Igreja do Algarve, mas não se impossibilita a participação de outros interessados” provenientes de outras dioceses.

Aquele responsável garante que “nas reuniões das diferentes vigararias, assim como nos Conselhos Presbiteral e de Pastoral” da diocese algarvia “há muito que se manifestara o desejo de um novo Curso Básico de Teologia, precisamente pelo agrado generalizado que o anterior gerou”. “Dos ecos que me têm chegado, as paróquias têm sabido aproveitar a formação que as pessoas receberam, quer na continuidade dos serviços que já exerciam, quer nos novos que se lhes entregaram”, adita sobre a consequência que a formação teve nos 55 alunos dos vários pontos do Algarve que o concluíram.

O curso terá início a 18 de outubro deste ano e cada uma das 18 disciplinas terá 13 aulas de 50 minutos (duas disciplinas à segunda-feira, das 21h às 22h50, e um à quarta-feira das 21h às 21h50).

A assiduidade e a avaliação serão obrigatórias para alunos que quiserem ter a classificação no certificado de participação, assim como para os candidatos ao diaconado permanente.

Os interessados em participar deverão formalizar a sua inscrição até 24 de Setembro deste ano para Serviços Diocesanos de Pastoral, Largo da Sé, 20 – 8000-138 FARO ou através do email servicosdiocesanosdepastoral@diocese-algarve.pt.

 

 

Fonte: https://folhadodomingo.pt

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.