Diocese do Algarve lança campanha de Natal para a catequese

A Diocese do Algarve lançou hoje a campanha para a catequese de preparação para o Natal.

O Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve, que promove a iniciativa, refere que a mesma “deve acompanhar também o tempo do Natal com o objetivo de criar uma unidade temática”. Aquele organismo acrescenta que a campanha (que pode ser descarregada aqui) “pretende ser um caminho que tem por base o programa pastoral” para este ano 2019/2020, “colocando a Família no centro”.

A atividade pretende assim ajudar a “ler e interpretar a família à luz do Evangelho de Jesus Cristo”. “A construção da casa como sinónimo de lar que se prepara para que Jesus nasça é um bonito exemplo de como poderemos levar as famílias a encontrarem nesta caminhada de advento o seu lugar especial e habitual”, acrescenta o Sector Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência (SDCIA), realçando que “o objetivo desta proposta é que a construção deste «presépio» tenha relação com a família” atual.

Assim sendo, a proposta assenta em nove símbolos – estrutura da casa, jardim, berço, pai/mãe/filho, mensagens, palavra Paz, alimentos e vela – para serem postos em evidência na eucaristia de cada um dos domingos, desde o primeiro do tempo litúrgico do Advento (1 de dezembro) até ao do Batismo do Senhor (12 de janeiro).

A vivência semanal na comunidade paroquial contempla ainda nove expressões que serão postas em destaque, uma para cada um dos domingos: “Salvação”, “Acolhimento”, “Espera”, “Sinal”, “Envolver”, “Levantar-se”, “Paz”, “Entrar” e “Ele é a Luz das nações”.

“O momento mais propício para o gesto da campanha poderá ser o momento anterior ao cântico de entrada, ou o ato penitencial, substituindo-o, ou ainda no momento «pós-comunhão»”, explica o SDCIA, que apresenta uma proposta de oração para cada um destes momentos com possibilidade de “ser alterada ou substituída”. É também indicada uma “oração para ser rezada em família” e um vídeo que pode complementar na sessão de catequese o gesto realizado na eucaristia dominical.

O Advento, é o tempo (o primeiro) do ano litúrgico, que precede e prepara o nascimento de Cristo, constituído, no calendário religioso, pelas quatro semanas que antecedem o Natal.

A Diocese do Algarve conta com cerca de 1.000 catequistas ao serviço nas suas cerca de 80 paróquias para a formação de cerca de 9.000 crianças e adolescentes.

[clicar em baixo para abrir a campanha do Advento 2019]

Campanha-do-Advento_2019-2020

 

Fonte: https://folhadodomingo.pt

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.