Dia de Portugal: Celebração junto das comunidades portuguesas é «reconhecimento merecido», dizem responsáveis católicos em Fall River

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa celebram junto dos portugueses em Massachusetts

Foto_ Diocese de Fall River

Fall River, EUA, 09 jun 2018 (Ecclesia) – As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano levarão Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa aos Estados Unidos da América, são para os emigrantes portugueses um “reconhecimento bem merecido”.

“Para eles é um reconhecimento bem merecido porque vivem sempre com a saudade da sua terra, em especial a primeira geração, mas todos se orgulham das suas raízes portuguesas”, explica à Agência ECCLESIA o sacerdote John Jack Oliveira, da paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em New Bedford, ele próprio lusodescendente.

D. Edgar Moreira da Cunha, verbita brasileiro, é o bispo da Diocese de Fall River desde 2014 e refere à Agência ECCLESIA que a comunidade portuguesa é, entre os grupos locais, “o mais unido culturalmente”.

“A cultura portuguesa, em especial a açoriana, permanece aqui há mais de um século e apresenta uma grande força e um desejo de manter as tradições”, enfatiza o bispo que apresenta as procissões, as festas dos padroeiros, os clubes, as bandas, as associações e coletividades como as manifestações públicas da cultura portuguesa.

Esta é uma forma de cultura e fé se encontrarem e juntas se manifestarem: “As comunidades portuguesas mantêm as procissões dos romeiros, dos santos, as grandes festas do Santo Cristo, do Espírito Santo” numa grande aliança entre fé e cultura que “passa de geração em geração”.

As comemorações do Dia de Portugal têm este ano início em Ponta Delgada, nos Açores, hoje, estendendo-se nos dias 10 e 11 de junho ao estado de Massachusetts, EUA, com cerimónias nas cidades de Boston, Providence e New Bedford, locais onde as comunidades portuguesas estão profundamente inseridas.

Esta celebração é, para o sacerdote da Diocese de Fall River, uma oportunidade de afirmação nacional.

“Os emigrantes não se deslocaram apenas para receber no país de acolhimento mas também para oferecer. O Dia de Portugal, entre outras ocasiões, é um momento em que as comunidades portuguesas podem dizer «viemos para oferecer, afirmamos o nosso contributo para fazer da história dos EUA um mosaico de todos os grupos étnicos que aqui se encontram»”.

O bispo de Fall River encontra nas cerimónias a que preside, do crisma ou na bênção das pastas, jovens com origens portuguesas.

“Oliveira, Correia, Câmara são alguns exemplos que facilmente se encontram, mesmo entre jovens que não falam a língua portuguesa”, enfatiza D. Edgar Moreira da Cunha.

O padre John Jack Oliveira, por sua vez, destaca a família como o local onde melhor a cultura é preservada.

“Em todos os grupos étnicos o rosto da comunidade é a sua culinária, a parte cultural, a música, a arte. Tudo contribuiu para a presença das comunidades neste país”, enfatiza o sacerdote com 67 anos, nascido em Tauntom, no estado de Massachusetts, neto de um emigrante de São Miguel do final do século XIX.

Paróquias com oragos a Santo Cristo, Espírito Santo, São Francisco Xavier, Nossa Senhora de Fátima, por exemplo, ajudam a contar a história da emigração açoriana no final do século XIX quando aconteceu o estabelecimento dos primeiros portugueses na costa leste dos EUA.

“A aculturação foi acontecendo e os portugueses foram dispersando dos centros urbanos para outras paróquias, e assim continuou com a segunda, terceira e quarta gerações, que partiram para outras comunidades que não foram as 14 criadas pelos portugueses”, recorda o sacerdote.

Nos dias em que Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa se deslocarem aos EUA para participar nas cerimónias do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, “haverá um arraial no centro de Comércio onde toda a comunidade poderá participar” estando também previstas “várias manifestações públicas” na zona de Boston e na cidade de New Bedford, dá conta o sacerdote lusodescendente.

LS

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.