Delegação portuguesa da CEP para o 52 CEI

Delegação portuguesa marca presença no 52.º Congresso Eucarístico Internacional
Budapeste, capital da Hungria, acolhe o 52.º Congresso Eucarístico Internacional que se realiza de 5 a 12 de setembro de 2021.
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), através da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade (CELE) com o Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), organizou a nível nacional a participação da Igreja presente em Portugal neste Congresso, cuja representação conta com 26 elementos provenientes das dioceses do Algarve, Aveiro, Braga, Bragança-Miranda, Évora, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Vila Real e Viseu.
A organização do Congresso está a cargo do Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos e terá como tema: Todas as minhas fontes estão em Ti. A Eucaristia: Fonte da nossa vida e da nossa missão cristã.
Este evento deveria ter sido realizado em 2020, quatro anos após a edição anterior (Cebu em 2016), conforme a tradição. A emergência sanitária da Covid-19 forçou o adiamento para este ano.
A delegação portuguesa conta com a presença de D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda, Presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade e Delegado da CEP para os Congressos Eucarísticos Internacionais, o qual foi convidado para presidir à Eucaristia, em língua portuguesa, no dia 8 de setembro na igreja Angyalföldi Szent László.
O Papa Francisco presidirá à Celebração Eucarística de encerramento, a 12 de setembro, na Praça dos Heróis. De lá, partirá para a Eslováquia para dar continuidade à 34ª Viagem Apostólica do seu Pontificado.
Desejamos que o 52.º Congresso Eucarístico Internacional seja um autêntico sinal de fé, de esperança e de caridade para a Europa e para todo o mundo, porque a Eucaristia é sacramento que forma o corpo eclesial e é «fonte e centro de toda a vida cristã» (LG 11).

Check Also

De 14 a 21 de abril de 2024 | SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES /2024

NOTA PASTORAL – Para quem sou eu? Entre 14 e 21 de Abril, decorre a …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.