Cristãos Católicos e Greco-Católicos, Anglicanos, Luteranos e Ortodoxos do Algarve voltam a rezar juntos

Este ano será na igreja de Vilamoura que as Igrejas cristãs do Algarve se reunirão para, em conjunto, assinalar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que tem lugar entre 18 e 25 de janeiro. Os cristãos residentes no Algarve (católicos e greco-católicos, anglicanos, luteranos e ortodoxos) rezarão em conjunto, no próximo sábado, dia 24 de janeiro, pelas 16h.

“Dá-me de beber”, do Evangelho de São João, retirado do diálogo entre Jesus e a samaritana é o tema do oitavário de oração que foi preparado este ano pelos membros do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil.

A comunidade católica integra hoje perto de 1200 milhões de fiéis; a segunda Igreja mais representativa, a ortodoxa, atinge os 250 milhões.

Recorde-se que, as principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja copta, do Egito, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas ortodoxas); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra. Luteranos (75 milhões), calvinistas/presbiterianos (80 milhões) e anglicanos (77 milhões) são as principais comunidades das chamadas ‘Igrejas tradicionais’ provenientes da Reforma, a que se juntam 60 milhões que se encontram ligadas ao metodismo.

Check Also

De 14 a 21 de abril de 2024 | SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES /2024

NOTA PASTORAL – Para quem sou eu? Entre 14 e 21 de Abril, decorre a …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.