A cerimónia nacional da partilha da ‘Luz da Paz de Belém’, levada a cabo pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE), será realizada no próximo dia 15 de dezembro, no Portimão Arena, a partir das 16h30.
A entrega da ‘Luz da Paz de Belém’, recolhida da gruta da basílica da Natividade, local atribuído ao nascimento de Jesus, será feita aos agrupamentos do CNE que a levarão depois para as paróquias de todo o país. A chama será posteriormente distribuída a partir das Eucaristias paroquiais a todos aqueles que, munidos de lanterna, a pretendam levar para casa.
A cerimónia nacional de partilha da ‘Luz da Paz de Belém’ tem este ano como tema “Luz da Paz de Belém, Navegamos por rotas de alegria e paz”. Durante o dia, a partir das 10h, decorrerá pela cidade de Portimão um jogo destinado a todas as secções escutistas.
A tradição da ‘Luz da Paz de Belém’ foi iniciada há mais de 30 anos, na Áustria, resultante de uma ação caritativa a favor de crianças portadoras de deficiência e de pessoas carenciadas, promovida pela televisão pública austríaca.
Desde então, todos os anos uma criança daquele país é convidada a recolher a luz da igreja da Natividade e, a partir de uma celebração ecuménica realizada na Áustria, a distribuí-la pela Europa, acompanhada de uma mensagem de paz. Desde 1989 muito difundida pelos escuteiros, a ‘Luz da Paz’ é atualmente recebida em cerca de 35 países.