Cardeal-patriarca enumerou as “três maiores vitórias” da humanidade no século XX

O cardeal-patriarca de Lisboa considera que as “três maiores vitórias” da humanidade no século XX foram protagonizadas por “homens que fizeram a paz”.

D. Manuel Clemente, que veio ao Algarve nos dias 24 e 25 do mês passado apresentar a última exortação do papa Francisco, considerou no primeiro dia em Faro que Mahatma Gandhi, Martin Luther King e Nelson Mandela foram os protagonistas num século disse ter sido marcado por “guerras com um potencial destrutivo como nunca houve, países destroçados e ideologias que, todas elas, iam salvar o mundo e deixaram-no pior do que estava”.

O cardeal-patriarca lembrou que a união indiana foi conseguida por Mahatma Gandhi, que não era cristão, mas que disse ser “um apaixonado por Jesus Cristo e pelo evangelho” e “não tanto pelos cristãos”. “Conseguiu fazer aquele país, que é maior do que alguns continentes como a Austrália e mesmo a Europa, sem violência. Quando queria ultrapassar os inimigos, jejuava”, observou, lembrando que a Luther King se deve a conquista dos direitos cívicos nos EUA e a Nelson Mandela o fim do apartheid na África do Sul.

“Bem-aventurados os que fazem a paz. Resulta! O que é que falta para a gente se convencer disto, do poder da bem-aventurança? Costuma-se dizer que contra factos não há argumentos. Gandhi, Luther King e Mandela são factos e, certamente, são das melhores páginas do século XX, comparadas com as desgraças da primeira e da segunda guerras mundiais e outras. Do século XX e, infelizmente, já do século XXI”, concluiu no salão da paróquia de São Luís perante cerca de 750 pessoas presentes.

Check Also

24 de março de 2024 – Domingo de Ramos na paixão do Senhor – Ano B

A cruz era o instrumento mais cruel e horrível dos suplícios, era a pena capital …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.