Cardeal Miguel Ayuso Guixot vai falar na atualização do clero do sul sobre o diálogo inter-religioso

O presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso (Santa Sé) será orador na edição deste ano da atualização do clero das dioceses do sul do país que se realizará online entre 18 a 21 deste mês.

A atualização de bispos, padres e diáconos das dioceses do Algarve, Beja e Évora será promovida pela décima quarta vez consecutiva pelo Instituto Superior de Teologia de Évora este ano sobre o tema “Diálogo, opção evangélica e ponte civilizacional”.

O cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot apresentará três conferências aos cerca de 80 participantes já inscritos, a primeira, no dia 18, sobre o tema “O diálogo inter-religioso como forma de estar duma Igreja «em saída»: os documentos sobre o diálogo inter-religioso e o Magistério do Papa Francisco”, a segunda sobre “O desafio do diálogo com os crentes do Islão e com os crentes das outras tradições religiosas”, e a terceira sobre “O diálogo inter-religioso ao serviço de toda a humanidade”, estas últimas ambas no dia 19.

No dia 19, a atualização prosseguirá com as conferências “Ecumenismo: o caminho incontornável para o Cristianismo, num Mundo fragmentado” e de “Do confronto à comunhão. O Percurso teológico-pastoral de uma Igreja aberta à ação do Espírito Santo”, de Fernando Garrapucho, docente da Universidade Pontifícia de Salamanca. O mesmo orador dissertará ainda no dia seguinte (20 de janeiro) sobre os temas “Os dois «pulmões» do Cristianismo: Ocidente e Oriente” e “O Ecumenismo do «sangue» e da Caridade”.

No dia 20, de tarde, intervirão os docentes da Universidade Católica Portuguesa João Eleutério e Alfredo Teixeira, o primeiro sobre o tema “A riqueza da Catolicidade: comunhão numa pluralidade de Igrejas” e o segundo sobre “O diálogo com os sem religião. Antecâmara da evangelização”.

As jornadas de atualização encerram-se no dia 21, com a conferência do frei José Nunes, da Ordem dos Pregadores (Dominicanos) sobre “O Cristianismo diante dum mundo secularizado e descristianizado”.

Fonte: https://folhadodomingo.pt