As religiões como força de paz

É uma regra não escrita, mas que a maioria segue: o mal vende sempre mais do que o bem. No fundo, a célebre questão de uma árvore a cair fazer mais barulho do que o resto da floresta ou, melhor ainda, os aviões só serem notícia quando há um acidente aéreo.

A viagem do Papa ao Sri Lanka quis contrariar esta lógica e procurou apresentar ao mundo de hoje a fé religiosa como uma força de paz e não um rastilho de ódio e violência, contrariando a desconfiança com que os crentes são vistos, em particular nestes momentos de luto, após atentados terroristas que marcaram fortemente a opinião pública.

Francisco é uma referência global de diálogo e de paz, pelo que não surpreende este desejo de congregar todas as forças de boa vontade que querem construir um mundo mais justo, solidário, fraterno e em liberdade. Por isso mesmo é reconhecido também fora das fronteiras da Igreja Católica e visto como um líder de humanidade, um exemplo de simplicidade e de proximidade.

As suas recentes palavras sobre a relação entre liberdade religiosa e liberdade de expressão merecem também uma leitura atenta e aprofundada. Desprezar o património das religiões que defendem e promovem a dignidade humana, que apresentam valores fundamentais para a convivência social, não é um ato de bom senso, independentemente do posicionamento que cada um possa ter face às várias confissões religiosas. Os crentes não aceitam ser cidadãos de segunda, não querem ser remetidos para o baú das ‘subculturas’, como alertava Bento XVI, e esperam que o mundo não desperdice a sua força de paz e de amor, distraído com as árvores ou os aviões que possam cair. Até porque a violência e o extremismo, infelizmente, não são exclusivos das religiões e todos juntos temos de lutar contra os mesmos.

Octávio Carmo

Agência Ecclesia

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.