Alto, para tudo!

Sim, para tudo! Parar mesmo! Só por uma razão: está a decorrer um sínodo sobre assuntos que dizem respeito a todo o mundo e todo o mundo anda “distraído” com mil e um afazeres, igualmente importantes, mas que não permitem o indispensável acompanhamento do decorrer dos trabalhos e vão dificultar, por certo, a sua receção. Claro que em causa está sobretudo a comunidade crente católica. Mas o que se possa dizer sobre os jovens no mundo não pode deixar a sociedade indiferente.

A realização de um evento global, como é um sínodo, com a presença de representantes da Igreja Católica, não se refere apenas às quatro centenas de participantes, que se reúnem no Vaticano durante quatro semanas, ou aos jornalistas que acompanham o decorrer dos trabalhos, que não ultrapassarão as quatro dezenas (dois são de Portugal). Trata-se de um acontecimento que exige acompanhamento permanente, condição essencial para uma posterior receção e para a concretização das propostas que dele possam sair.

Durante o mês de outubro, nas semanas marcadas por comunicações, debates, gestos, propósitos e tantas outras manifestações de mudanças a respeito da relação entre a Igreja Católica, nomeadamente os seus líderes, e os jovens, a agenda eclesial foi estando igualmente preenchida. O decorrer dos trabalhos sinodais ficou por Roma, por aqueles que participam diretamente no seu desenrolar, e não encontrou possibilidade de receção em cada dia, nos sábados e domingos repletos de jornadas, encontros, peregrinações, congressos, seminários, colóquios ou como se designem acontecimentos que geram muitas reuniões de uma grande variedade de grupos religiosos. E não basta, agora, esperar as conclusões e afirmar vontade férrea para colocar em prática o que aí for sugerido. Como no decorrer do sínodo, a concretização de mudanças de atitude, pedidas por todos, vai esbarrar com agendas igualmente preenchidas, sem horas ou dias livres para pensar na renovação, na implementação de projetos e na necessária avaliação do que se tenha ensaiado.

O ambiente sinodal que se deseja não diz respeito só a alguns, nomeadamente às lideranças de uma instituição, mas a todos os que dela fazem parte. É como no ambiente empresarial: é um desafio para gestores e empresários transformar uma empresa a partir de uma cultura da participação, cujo resultado depende sobretudo do envolvimento de cada um dos seus colaboradores. E, apesar das dificuldades, esse é o caminho, cada vez mais! Nas instituições, nomeadamente as religiosas, a participação nos processos de decisão e de organização exige essa cultura, chamada sinodal no contexto católico, que começa com a atenção que se possa dar ou não a acontecimentos que a determinam. É o caso do Sínodo dos Bispos, nomeadamente o que está prestes a terminar: começou no dia 3 de outubro e termina a 28 do mesmo mês, sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Na agência Ecclesia, em www.ecclesia.pt/sinodo2018, pode inteirar-se do que aconteceu e das conclusões que entretanto são divulgadas (e é de sublinhar a cultura participativa que marcou o trabalho de reportagem, numa parceria entre diferentes órgãos de comunicação social que permitiu acompanhar em Roma o decorrer dos últimos 10 dias do sínodo).

É urgente dar atenção a evento globais, a acontecimentos que dizem respeito a muitos e com repercussões generalizadas numa comunidade. Diante de calendários preenchidos e compromissos consecutivos, seria preciso afirmar, neste caso em concreto: “Alto, para tudo! Estamos em sínodo”!

Paulo Rocha

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.