A VINDA DO SENHOR

Recordemos a pregação de S. João Baptista quando anunciava a vinda de Jesus. Inspirado pelo Espírito Santo, S. João Baptista sente que a vinda do Messias, que o povo de Israel esperava durante tanto tempo, está eminente. E começa então a anunciar essa Boa Nova ao povo que habitava no deserto, junto ao Rio Jordão. Mas ao anunciar a vinda do Messias, S. João Baptista estava também consciente de que o Povo de Israel não estava preparado para receber o Senhor quando Ele chegasse.
Alguns, seduzidos pelas religiões pagãs dos povos vizinhos, tinham abandonado o verdadeiro Deus. Outros, como os fariseus, aparentemente cumpriam rigorosamente os preceitos da Lei de Moisés, mas no seu orgulho desprezavam os mais pobres ou gravemente doentes, a quem apontavam como pecadores, e considerando que se sofriam era por terem sido castigados por Deus, aumentando assim e ainda mais o seu sofrimento. Havia também quem fizesse do dinheiro o único objetivo das suas vidas. Abundavam os casos de corrupção e de exploração dos mais desfavorecidos.
São João Baptista compreende que tudo isto e muito mais eram obstáculos que se opunham à vinda do Senhor; e se as pessoas persistissem nos seus pecados e na sua dureza de coração não seriam capazes de O reconhecer quando Ele chegasse. E por isso diz, numa linguagem simbólica, que é preciso preparar os caminhos do Senhor, afastando todos os obstáculos, ou seja todas as formas de pecado grave que se pudessem opor à Sua vinda, mediante o arrependimento dos corações.
Estas palavras de S. João Baptista continuam a fazer-se ouvir através do Evangelho e são hoje dirigidas a cada um de nós e particularmente neste tempo do Advento. Também nós somos convidados a preparar os caminhos do Senhor, afastando tudo que O impeça de vir habitar no nosso coração. Mas estas palavras de S. João Baptista que a Igreja nos recorda a poucos dias do Natal devem levar-nos ainda mais longe. Há pessoas a sofrerem por causa da miséria, da doença, da solidão, e muitas vezes não tem quem se interesse por elas, e a proximidade do Natal torna ainda mais duro o seu sofrimento.
Todos conhecemos algumas situações destas ou semelhantes. Se neste Natal conseguirmos levar um bocadinho de felicidade a alguém, também isso será uma forma de preparar os caminhos do Senhor e, certamente, o nosso próprio Natal será mais feliz. Boas Festas!

Fonte:
Rosário de Maria
Ano 73| nº 775| dezembro de 2017
Adaptado por Frei José Carlos Vaz Lucas, op

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.