A MESA POSTA

Chegou a Quaresma, veio de novo o tempo de jejuar, uma palavra que rima com partilhar.

Numa família todos os dias a mãe colocava no centro da mesa um talher a mais. O filho perguntou:
– Mãe, para quem é esse lugar na mesa?
– É para receber Jesus. Pode acontecer que ele passe com fome e precise de comer.
Nesse dia, não bateu ninguém à porta. Mas, alguns dias depois, a mãe abriu a porta a um homem faminto e mandou-o sentar à mesa, pois o lugar já estava preparado.
Depois dele se ir embora, a criança disse à sua mãe: “Mas esse homem não era Jesus”.
A mãe perguntou-lhe: “Mas tu conheces Jesus?” Ela respondeu: “Nunca o vi”. A mãe explicou-lhe: “Sim, mas podes vê-lo nas pessoas com fome e necessitadas de misericórdia. Ao acolhermos este homem pobre, acolhemos a Jesus”.

O JEJUM AGRADÁVEL
Neste tempo quaresmal, exercitamo-nos em praticar as obras de misericórdia. Sempre que abrimos a porta da nossa casa e convidamos algum pobre a partilhar do nosso pão, estamos a fazê-lo precisamente a Jesus. Ele disse: “ Sempre que fizerdes isto a um dos meus irmãos mais pequeninos, a mim o fazeis”.
O jejum agradável a Jesus nesta quaresma consiste em ter misericórdia, em comover-se perante a misericórdia e fazer a parte que nos toca, para que todos os pobres sejam saciados e louvem o Senhor.

 

Fonte: Cavaleiro da Imaculada
Nº 1008| março de 2018| ano 58

Check Also

Igreja/Portugal: Papa nomeia novo bispo da Diocese de Beja

D. Fernando Paiva, até agora vigário-geral em Setúbal, sucede a D. João Marcos Cidade do …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.