A maledicência também é de quem a escuta

São poucas as pessoas capazes de causar a morte ou um ferimento a alguém, nem sequer conseguem injuriar outra pessoa na sua presença. Porém, quase todos são capazes de maledicência! Proferindo-a com especial prazer ou estando dispostos a escutá-la com o maior interesse.

A maior parte de nós é capaz de gestos bondosos e generosos ainda que isso implique suportar sacrifícios, mas parece que é preciso sermos heróis para controlarmos os impulsos de denegrir as reputações alheias.

É tão fácil cair na maledicência… Como se vivêssemos numa espécie de precipício onde ao mínimo desequilíbrio caímos na calúnia.

Ofender e arruinar o outro é sempre mau. Pouco importa se o que se diz é verdade ou mentira. A maledicência mais potente é a que mistura as duas. Nem todas as devem ditas, algumas seria mesmo mais agradável não as saber – até porque não temos o direito de saber tudo.

A maledicência é também de quem a escuta e quer escutar. Por isso se vai infiltrando e passa pelos lugares mais remotos e improváveis, deixando muitas ruínas atrás de si. Não sobrevive senão através da transmissão.

Contra a má-língua de nada valem cautelas, forças nem coragem de nenhum tipo. Nem o mais santo dos homens está livre de ser ofendido. Nem o próprio Deus.

A pobreza de educação e um coração envenenado são os motivos profundos de quem julga que se honra através da desonra que provoca aos outros.

A injúria disfarça-se de serviço de informação relativa aos que julga serem maus, para deles se proteger. Mas quem pode considerar-se juiz competente para decretar tais sentenças? E mesmo que tenha sido feito um mal, quem garante que a esse erro não se segue um enorme bem?

A maledicência fere à distância, pelas costas, escurecendo o que não consegue queimar e roubando o que nunca conseguirá restituir.

A maledicência depende de quem a ouve. Porque se ninguém a escutasse morreria de imediato.

 

Fonte: https://agencia.ecclesia.pt

José Luís Nunes Martins

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.