A ESSÊNCIA DA NOSSA FÉ

Em que consiste a essência da nossa fé? Diz-nos S. Paulo que a fé consiste em crer que Jesus Cristo crucificado é natural e único Filho de Deus, o qual, para nossa salvação, se fez homem no seio puríssimo da Virgem Maria, se entregou a Si mesmo para nos redimir e, com o seu Sangue, nos lavou dos nossos pecados. E, sendo nós inimigos de Deus e dignos de condenação, devido ao nosso nascimento natural, Ele nos reconciliou com o Pai, entregando-Se à morte pelos nossos pecados e ressuscitando para nossa justificação.
Estando nós mortos por causa das nossas culpas e pelo pecado original com que nascemos e herdámos de Adão, nosso primeiro pai, Ele, em virtude do Seu Sangue, restituiu-nos a vida espiritual da alma, dando-nos a Sua graça, mediante os sacramentos. Da Sua paixão e morte e dos Seus méritos recebem todo o seu valor as nossas obras e penitências.
Por conseguinte, é essencial que, neste mundo, estejamos unidos à nossa Cabeça, que é Jesus Cristo, pela fé viva, esperança firme e caridade de coração puro. Esta é a substância do que cremos, nisto estriba e está apoiada toda a nossa esperança e confiança; aqui há-de estar o nosso amor. Isto é o que continuamente devemos pedir ao Senhor, dizendo com coração humilde: Ó eterno e poderoso Deus e Pai celestial, não me julgueis pelo valor das minhas obras enquanto minhas. Alego por mim somente as obras de vosso Filho. Ponho diante de Vós, entre a Vossa justiça e os meus pecados, como meus, os seus méritos. Ele achou por bem dar-me os seus méritos , porque, para Si, não tinha necessidade deles. Só por Ele posso fazer obras aceites e meritórias diante de Vós. Fez-me seu membro e irmão para partilhar comigo a sua glória e bem-aventurança.

Fonte: Beato D. Frei Bartolomeu dos Mártires, (Catecismo, pág. 12-14)

Autor: Revista Rosário de Maria -Ano 75| nº 793| julho de 2019

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.