9 de janeiro de 2017- Festa do Batismo do Senhor

A liturgia da Igreja, depois de nos ter apresentado ontem  a Epifania de Belém, coloca-nos hoje perante a Epifania do Jordão.

É o mesmo Deus feito Menino que agora adoramos e contemplamos no início da vida pública. Então era o Messias prometido, o Rei dos Judeus que o Magos procuravam. Hoje é o Messias testemunhado pelo Pai, o Filho de Deus a iniciar a missão messiânica, o ministério público prometido desde os séculos e preparado pelos profetas.

Alia-se a infância de Jesus à sua vida pública. O Batismo do Jordão será consumado no Batismo do calvário. A missão redentora investida no Jordão terá o ápice no calvário.

O Batismo de Jesus

O Filho de Deus, o Messias esperado, recebe o maior testemunho da divindade no momento do Batismo. Patenteia-se a investidura de Cristo quando os céus se abrem, se manifesta o Espírito Santo, e o Pai fala: Este é o meu Filho muito amado.

Não é possível aceitar a revelação sem reconhecer a novidade apontada neste momento de mistério e de graça. Para quantos se encontram nesta ação eucarística, a verdade proclamada é bem séria e reveladora do cumprimento da promessa: o Messias havia de vir ao mundo para realizar a salvação. … Fiz de ti a luz das nações (1.ª leit.ª). De facto, o Filho de Deus que se apresenta é, Ele mesmo, a Palavra do Pai, o Mestre das almas, o guia perfeito para o caminho dos homens: escutai-O.

Escutar Jesus é dar-se conta de que o Reino já chegou, que a conversão é urgente, que a vida deste mundo é breve, que vale a pena trabalhar pela vida eterna, pela felicidade, tomar o jugo do próprio dever, da sua vocação, para se configurar com o Messias que inaugura o ministério da vida pública. Aceitar o filho de Deus implica compromissos totais e definitivos. Ele está para chamar: vem e segue-Me. Deus não faz acepção de pessoas, anuncia a paz por Jesus Cristo que é o Senhor de todos (2.ª leit.)

O Filho de Deus

É fundamental e decisivo. O Filho de Deus é o próprio Deus feito homem investido na sua missão messiânica: Filipe, quem Me vê, vê o Pai… É o único Senhor da nossa vida; não fostes vós que Me escolhestes… Senhor exigente que paga cem por um: quem quiser vir após Mim, tome a sua cruz e siga-Me.

Seguir o Filho de Deus é um dever de afirmar a fé no Espírito no meio de um mundo que apenas coloca a esperança no pó desta terra, é tomar atitudes difíceis de justiça em ambiente tentador e hipócrita, e saber orientar os comportamentos corretos no meio das seduções hedonistas da propaganda do prazer e da facilidade; é amar o próximo de todo o coração, sem reservas, em contraste com o incitamento permanente ao ódio e à violência, tomar consciência de que todo o ser humano tudo deve ao Criador, vencer as insinuações ateias ou indiferentes de pseudo-intelectuais a manifestarem uma consciência ignorante de quem não se apercebe que sem a proteção divina nada vale.

Só uma humanidade cega pode negar o Deus da vida, e do mundo e fechar os ouvidos à voz do céu. Só uma sociedade enganada por publicidade irresponsável de ateísmo consumista pode desviar os olhos de Deus. Todos precisamos de voltar ao Jordão, olhar o céu, seguir o conselho do precursor, escutar a voz do Pai. Contemplar, amar e seguir o Messias para O escutar. Deixar-se envolver no seu gesto salvador, seguir os seus passos, acolher a misericórdia divina.

Na festa do Batismo do Senhor aqui estamos para exclamar: Jesus, sim, Tu és o Filho de Deus!

O nosso Batismo

O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã. A Constituição Dogmática sobre a Igreja (LG 7) diz-nos que a vida de Cristo se comunica aos crentes através dos sacramentos pelos quais se reúnem de modo misterioso e real a Cristo que sofreu e foi glorificado. O batizado configura-se com Cristo, torna-se nova criatura. Fomos todos batizados para formar um só corpo. Os fiéis em Cristo, apesar de muitos formam um único corpo, guiados e unidos pelo mesmo Espírito. Todos os membros devem conformar-se com Ele até que neles se forme Cristo. O Batismo de Jesus lembra-nos o nosso batismo e as graças e obrigações daí decorrentes.

Filhos de Deus, membros da Igreja, pedras vivas, para a edificação de um edifício espiritual. O batizado dá testemunho das virtudes e graças recebidas, professando a fé, vivendo a vida nova dos filhos de Deus, bem longe do comportamento dos pagãos. Edifica a Igreja pela prática das virtudes, segundo os critérios do Evangelho. Pela Confirmação vincula-se mais perfeitamente à Igreja e a Cristo, comprometido a difundir e a defender a fé por palavras e obras. Participa na Eucaristia que é a fonte e cume de toda a vida cristã, oferece a Deus a vítima divina e oferece-se a si mesmo com ela.

O batizado purifica as suas fraquezas e pecados no sacramento da Penitência e participa da graça dos outros sacramentos conforme as necessidades e circunstâncias da sua vida.

Faz-se discípulo de Jesus Cristo, membro ativo da Igreja e testemunha das bem-aventuranças segundo o projeto divino: desprendimento, misericórdia, fome de justiça…

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.