8 de dezembro de 2018 – Solenidade da Imaculada Conceição

Bendita seja a santa e Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, canta a Igreja hoje. Ela será por excelência o tabernáculo de Deus entre os homens (Apoc. 21, 3). E ao Espírito Santo é apropriada a preparação deste santuário vivo.

Ela te esmagará a cabeça
A serpente infernal conseguira, com a sua mordedura, envenenar o sangue dos nossos pais. Esse sangue envenenado ia contagiar toda a sua descendência. Houve uma excepção: não morrerás, porque a minha ordem é para o comum do povo, não para ti (Est. 15, 13). Estas palavras de Assuero dissiparam os fundados receios de Ester, figura de Maria. A lei de transmissão do pecado original ia ter, na nova Ester, a sua única excepção.
Deus vai criar a nova Eva, como estirpe de nova geração, que vingará a derrota da Eva pecadora e regenerará a sua descendência. Cria essa mulher, a obra-prima das suas mãos; retrata-se nela com infinita complacência. Já não vê apenas que ela é boa como disse da obra dos sete dias. Agora proclama: és toda bela – tota pulcra, – e em ti não há a mais leve mancha – mácula originalis non est in te.
Antes que o dragão conseguisse atingir-lhe o calcanhar já ela lhe havia conseguido esmagar a cabeça. Antes que o sangue redentor de Cristo fosse derramado, já Ele por sua virtude rectroactiva, havia redimido sua Mãe. E deste modo, o Pai preparou para o seu Filho uma digna morada. Deste modo, foi habilitada a conceber a própria divindade aquela que foi concebida sem a mancha do pecado original. Ela é a digna morada de Jesus, a porta pela qual o Filho de Deus se introduz na História.
Avé, ó cheia de graça
Puríssima devia ser Aquela que deu à luz o Salvador que tira o pecado do mundo (Prefácio). A Virgem Maria nasceu já Imaculada, Imaculada viveu e Imaculada morreu. A sua alma nunca foi contaminada sequer por algum pecado pessoal ao longo da vida. A Tradição exegética sempre entendeu que as palavras do Anjo: Avé, ó cheia de graça falam da Imaculada Conceição, a nova Eva pela qual recuperamos a vida que nos traz Jesus.
Maria é puríssima e é mãe. Mãe de inviolável pureza. Deu-lhe a graça, como fruto, o Filho, sem tirar à mãe a graça da flor. Na árvore, quando assuma o fruto, cai a flor. A flor é a virgindade; o fruto, a maternidade. Tal é a lei comum. Só Maria é a excepção a essa lei, pois conserva a flor da virgindade com o fruto da maternidade.
Maria está no início e no coração do acontecimento salvífico. O seu sim a Deus põe em marcha a grande obra da Redenção, operada por Cristo. O texto diz: a serva do Senhor. Também se pode dizer escrava, criada: uma pessoa que se entrega ao serviço de outrem sem reservas nem quaisquer condições. costumava repisar S. Escrivá.
Nossa Senhora ensina-nos que dizer sim a Deus é alinhar com os grandes projectos que Ele tem sobre a humanidade. (Caminho, n.º 755).
A Imaculada, esperança da humanidade
Exulto de alegria no Senhor, e a minha alma rejubila no meu Deus: pois com a veste de salvação me revestiu, e com o manto da justiça me envolveu, qual esposa adornada de suas jóias (Is. 61, 10).
A Igreja põe nos lábios da Virgem Santíssima, prestes a ser Mãe de Deus, estas palavras de júbilo. Júbilo porque n’Ela quis Deus realizar a promessa de um redentor, feita a Adão e Eva depois do pecado.
Não permitiu o Criador que cometido o pecado original, a humanidade ficasse sem esperança. Para anunciar a graça – o Salvador – Deus prometeu a chegada da mulher: de Maria. E para nos dar a certeza da vitória, da luta contra o pecado, fê-la Imaculada, isenta do pecado original.
Não podemos viver sem esperança. Ela é a vida. A esperança e a vida a renascer. Por isso se diz que o verde é a sua cor. A esperança é como uma injecção de ânimo para tornar possível algo que afincadamente se deseja.
Qual será a esperança das crianças? Que o seu futuro seja risonho e belo como elas o sonham.
Qual será a esperança de um doente com sida? Que alguém detenha o vírus assassino que habita no seu sangue e que lhe preste assistência na fase mais aguda. Qual será a esperança do peixe? Que não lhe envenenem o mar que é o seu habitat.
Deus Pai é quem mais possui a esperança. O seu sonho para todos é que vivamos com justiça e amor. Ele espera que, apesar dos erros, dos males, dos pecados, o homem ainda pode ser homem, ainda pode ser humano. Deus continua a ter esperança em nós, a apostar na vida. Deu-nos em Maria um exemplo, um caminho, uma ajuda de esperança. Ela é Mãe da nossa esperança. A Mãe de Jesus brilha como sinal de esperança e de consolação para o Povo de Deus ainda peregrinante, até que chegue o dia do Senhor (L.G. 68).
Ela é Mestra de esperança e convida-nos a fazer esta passagem para o novo milénio sem temor, com jubilosa esperança.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.