7 de outubro de 2019 – Festa de Nossa Senhora do Rosário

Celebramos hoje a festa de Nossa Senhora do Rosário, no mês que a Igreja dedica à principal devoção mariana. Demos sempre graças a Deus sempre, e em especial neste dia, pelos abundantíssimos dons que nos faz chegar por meio desta oração. Renovemos também hoje o propósito de rezar com mais fé e amor o Terço de cada dia implorando à Mãe da Misericórdia que nosso coração vibre com a Misericórdia do Pai.

O Rosário: louvor a Deus com Maria e por Maria

Acabamos de ouvir, mais uma vez, as palavras com que o Anjo Gabriel se dirige a Nossa Senhora, e nunca nos cansamos das escutar: “Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo. São um louvor dirigido a Maria, mas que acaba em Deus causa e fim de toda a perfeição da “Cheia de graça”. É um louvor que desde então se repete, como as ondas do mar que nunca acabam. Isabel, proclamará Maria como a Bendita entre as mulheres, por ser Bendito o fruto do seu ventre ( cf. Lc 1, 42). Anos mais tarde, quando uma mulher do povo quer louvar Jesus, serve-se da melhor fórmula possível: chamar Bendita à sua Mãe (cf. Lc 11, 27). E o próprio Espírito Santo proclama, por boca de Maria, que todas as gerações chamarão Bem-aventurada à Mãe do Senhor, porque a Misericórdia do Todo-poderoso realizou nela Maravilhas (cf. Lc 1, 47-50).
A Igreja de todos os tempos continua este modo de orar, que já encontramos na Primitiva Comunidade: orar com Maria, Mãe de Jesus (Primeira Leitura). Orar a Deus com Maria e louvando Maria, é o caminho que conduziu até essa forma privilegiada de oração mariana que é o Rosário. Na sua origem, teve importância decisiva S. Domingos de Gusmão, e a aparição de Nossa Senhora que, segundo a tradição, teve quando se encontrava em França. Não é por acaso que a Mãe de Deus encaminhou S. Domingos para compor este modo de rezar. Depois Ela própria apareceria de terço na mão em Lourdes e Fátima e nestas últimas aparições repetiu sempre a petição de rezar o terço diariamente. Os santos e os Papas amaram e difundiram o Rosário, e tiveram a experiência de que rezando com Maria e à Maria se introduziam na intimidade com Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

O Rosário: arma poderosa perante os perigos

A maior parte das fontes sobre a oração de S. Domingos em Fangeaux, afirmam que Nossa Senhora lhe indicara uma devoção concreta, e referem que Nossa Senhora lhe terá dito que seria “arma poderosa”. De facto o Rosário foi, desde o seu início, o apoio espiritual mais firme para defender a Fé contra os ataques do inimigo. Quer quando se apresentava sob a forma de erros e falsidades, quer quando atacava com a força das armas. S. Domingos encontrou a França infestada de heresias de tipo maniqueu, especialmente a seita dos albigenses, com origem em Albí, na Provença francesa. O Santo, como diz o Papa Leão XIII, “empreendeu com ânimo forte a guerra contra os inimigos da Igreja Católica, não com a força nem com as armas, mas com a fé mais acendrada na devoção do Santo Rosário, que foi o primeiro a propagar, e que levou pessoalmente e por meio dos seus filhos aos quatro cantos do mundo” (Enc. Supremi apostolatus, 1-IX-1835).
Quanto ao socorro de Nossa Senhora nas batalhas, relata D. João de Castro no seu informe sobre a vitória portuguesa em Diu, que “os prisioneiros quando eram interrogados isoladamente, afirmavam todos que tinham visto sobre a igreja «huã molher muito resplandecente, que os cegava e não deixava ter o rosto direito aos cristãos»” (E. Sanceau D. João de Castro, pg. 313). Não seria de estranhar que os portugueses de Diu em 1546, rezassem o terço, como os cristãos que em 1571 lutaram em Lepanto, em 1683 às portas de Viena, ou em Temesbar (actual Roménia) em 1716
Os perigos foram afastados, e a paz desceu do Céu, perfumada pela mão da Mãe de Deus. Em 1917, foi Nossa Senhora que indicou o terço como poderosa arma para que acabasse a guerra e atrair a paz. A sua mensagem criou no mundo uma poderosa onda de oração mariana, que como um mar de Ave-Marias desabava continuamente sobre a chamada “cortina de aço”, até que inesperadamente esta ruiu como as muralhas de Jericó.
São muitas as ameaças e perigos que os cristãos devem enfrentar também hoje. Nunca podemos ter medo ou falta de esperança. Temos na mão a arma para vencer nas grandes e pequenas batalhas da nossa vida. Escutemos a experiência da História e a experiência dos santos como S. Josemaria: “Antes, só, não podias… – Agora, recorreste à Senhora, e, com Ela, que fácil” (Caminho, 513). Quantos milagres foram implorados passando as contas do terço, e quantos aconteceram de modo bem melhor do que aquele que imaginavam as pessoas.

O Rosário: chuva de graças para as almas

No Antigo testamento, no primeiro livro dos Reis, aparece o episódio da grande seca com que Deus castiga Israel. No capitulo 18, vemos o profeta Elias que intercede ante Deus para que regresse a chuva. O cenário é o cume do monte Carmelo, onde se encontra Elias a orar com o seu servo. O profeta manda sete vezes o servo ir espreitar o mar para ver se chegava a chuva. Na sétima vez o servo disse-lhe: “eis que sobe do mar uma pequena nuvem como a palma da mão”. Pouco depois a chuva começou a cair torrencialmente. A tradição da Igreja viu sempre naquela pequena nuvem que se levanta do mar uma imagem de Maria, cujo nome se assemelha à palavra mar. Mas sobre tudo Maria, a humilde donzela de Nazaré, é como a pequena nuvem, que traz dentro de si a grande chuva de graças da Redenção. Por meio de Maria chega ao mundo, ressequido pelo pecado e sem frutos de virtudes, a água benfazeja da graça que o converte num pomar e um jardim de vida sobrenatural. O que nos trouxe Nossa Senhora é Jesus Cristo. E o que continua a trazer às almas, também hoje, é Jesus Cristo.
São inúmeras as histórias relacionadas com o Rosário que confirmam esta verdade, mas vale a pena relatarmos pelo menos uma.
Conta uma senhora residente na cidade de S. Paul, Minesota, Estados Unidos a experiência, muito simples e normal, da sua própria vida: “Quando era menina, a nossa família morava numa pequena casa, onde a minha avozinha costumava vir visitar-nos. Costumava ficar duas ou três semanas, e nós disputávamos o privilégio de ficar na sua companhia. Como eu era a mais velha consegui dormir numa cama perto da dela.
Cada noite depois de apagar as luzes e ficar todo em silêncio, ouvia-a falar baixinho e suavemente: estava a rezar. Parecia que nunca mais ia a acabar, e desde o princípio tentei perceber o que dizia. Soube que rezava o terço, e dessa maneira aprendi o Pai-nosso, a Ave-Maria e outras orações que ela rezava.
A minha avozinha era irlandesa, católica. Nossa mãe abandonou a pratica religiosa quando casou com nosso pai. Sempre fomos a escolas laicas e em casa não havia religião; a não ser a da nossa avozinha quando nos visitava.
Eu casei, mas nunca mais fui à igreja. Mas nove anos mais tarde senti a necessidade de ter uma base espiritual. Fui a uma biblioteca e estudei varias religiões. Mas sempre à noite me lembrava das orações da avozinha. Li livros sobre a religião Católica e comprovei que dava respostas a todas as minhas dúvidas. Procurei um sacerdote, que me ajudou a preparar-me, e depois de receber a formação necessária recebi o Baptismo.
Eu rezava pelo meu marido e pelos meus pais. Um ano depois de ser católica meu esposo anunciou que ia preparar-se para ser baptizado. A nossa mãe reconciliou-se com a Igreja. Tivemos um filho e o baptizamos. Minha cunhada e o seu esposo ao ver como éramos felizes, também se tornaram católicos, e o meu marido e eu somos padrinhos dos seus três filhos. Tudo devido ao terço que rezava, em voz baixa, uma boa mulher!”. De facto o Rosário é uma chuva torrencial de graças.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.