7 de novembro de 2021 – 32º Domingo do Tempo Comum – Ano B

Deus, que é Amor chamou-nos á vida para sermos felizes no tempo e por toda a eternidade. Como é importante levar muito a sério este plano do Seu amor. Ele corresponde aos maiores anseios de nossa vida. Quão importante é que sempre existam anunciadores convictos desta tão maravilhosa realidade, para ninguém se sentir perdido nos caminhos da vida!

 

1.     Ó minha alma louva o Senhor!

Deus, nosso Pai e Criador, chamou-nos à vida para O conhecer, amar e servir nesta vida e com Ele vivermos eternamente num constante hino de louvor.

 Só poderemos participar neste projeto de amor eterno, na medida em que o iniciarmos já aqui, neste mundo: “tal vida, tal morte”. Costumamos também afirmar e com razão, “que a árvore cairá para onde estiver inclinada”. É pois de suma importância que desde já, com convicção e muito amor, possamos servir e louvar o Senhor. Ó minha alma louva o Senhor!

 

2.     Como concretizar este louvor ao Senhor.

As leituras da Missa de hoje apresentam-nos exemplos de duas pobres viúvas que souberam e nos ensinaram a louvar o Senhor:

A 1ª Leitura diz-nos que uma viúva de Sarepta, pôs ao serviço do Profeta Elias tudo quanto possuía: um punhado de farinha na panela e um pouco de azeite na almotolia.

Na sequência de uma longa carestia, já há três anos que não chovia. E os habitantes de Caná, com os sacerdotes de Baal, atribuíam tal carência ao Profete Elias, a quem, por isso, queriam matar. Perante tal ameaça, Elias sentiu necessidade de fugir. A pobre viúva de Sarepta é a escolhida por Deus para lhe valer dando-lhe tudo quanto possuía.

Esta generosidade vai contribuir para que nem se esgote a farinha da panela, nem o azeite na almotolia, até que chegue a tão desejada chuva e faça de novo germinar os produtos da terra.

No Evangelho vemos outra viúva que dá pouco, mas esse pouco é tudo quanto possuía. Com certeza também foi compensada pela sua generosidade.

Louvar o Senhor não consiste em dar alguma coisa, mas sim em dar tudo, é estar totalmente ao Seu serviço.

Assim fez e nos ensinou Jesus. Deu-se TODO por nós, no alto da cruz, como nos afirma a 2ª Leitura da Missa de hoje. E, com essa doação total, apresentou-se diante do Pai do Céu em nosso favor.

 

3. Eis o caminho que importa seguir.

Eis, pois, o caminho que devemos seguir: ser generosos na nossa entrega ao Senhor:  concretamente os casais aceitando com generosidade todos os filhos que Deus lhes queira confiar, enriquecendo a família e a Sociedade e todos cumprindo todos os mandamentos do Senhor, que sempre são caminhos de verdadeira libertação e felicidade: “Procurai em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo”, nos garante Jesus, a Palavra da Verdade.

Se formos generosos na nossa entrega ao Senhor, Ele será generosíssimo connosco, nada, mas mesmo nada nos faltará.

Nesta doação ao Senhor, se concretizará o verdadeiro amor que devemos ter a Deus e aos irmãos pelo amor de Deus. Eis o programa de vida e de ação que se espera de todos os seminaristas, sacerdotes, almas particularmente consagradas a Deus e leigos conscientes da missão que o Senhor lhes confiou.

Só assim que estaremos a louvar o Senhor nesta vida, para O louvarmos também para sempre no reino dos Céus.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.