26 de abril de 2020 – 3º Domingo da Páscoa -Ano A

LEITURA I Actos 2, 14.22-33

Leitura dos Actos dos Apóstolos

No dia de Pentecostes, Pedro, de pé, com os onze Apóstolos, ergueu a voz e falou ao povo: «Homens da Judeia e vós todos que habitais em Jerusalém, compreendei o que está a acontecer e ouvi as minhas palavras:

Jesus de Nazaré foi um homem acreditado por Deus junto de vós, com milagres, prodígios e sinais, que Deus realizou no meio de vós, por seu intermédio, como sabeis. Depois de entregue, segundo o desígnio imutável e a previsão de Deus, vós destes-Lhe a morte, cravando-O na cruz pela mão de gente perversa. Mas Deus ressuscitou-O, livrando-O dos laços da morte, porque não era possível que Ele ficasse sob o seu domínio.

Diz David a seu respeito: ‘O Senhor está sempre na minha presença, com Ele a meu lado não vacilarei. Por isso o meu coração se alegra e a minha alma exulta, e até o meu corpo descansa tranquilo. Vós não abandonareis a minha alma na mansão dos mortos, nem deixareis o vosso Santo sofrer a corrupção. Destes-me a conhecer os caminhos da vida, a alegria plena em vossa presença’. Irmãos, seja-me permitido falar-vos com toda a liberdade: o patriarca David morreu e foi sepultado, e o seu túmulo encontra-se ainda hoje entre nós. Mas, como era profeta e sabia que Deus lhe prometera sob juramento que um descendente do seu sangue

havia de sentar-se no seu trono, viu e proclamou antecipadamente a ressurreição de Cristo, dizendo que Ele não O abandonou na mansão dos mortos, nem a sua carne conheceu a corrupção. Foi este Jesus que Deus ressuscitou, e disso todos nós somos testemunhas. Tendo sido exaltado pelo poder de Deus, recebeu do Pai a promessa do Espírito Santo, que Ele derramou, como vedes e ouvis».

 

Palavra do Senhor.

 

SALMO RESPONSORIAL Salmo 15 (16), 1-2a.5.7-8.9-10.11

Refrão: Mostrai-me, Senhor, o caminho da vida.

 

Defendei-me, Senhor; Vós sois o meu refúgio.

Digo ao Senhor: Vós sois o meu Deus.

Senhor, porção da minha herança e do meu cálice,

está nas vossas mãos o meu destino.

 

Bendigo o Senhor por me ter aconselhado,

até de noite me inspira interiormente.

O Senhor está sempre na minha presença,

com Ele a meu lado não vacilarei.

 

Por isso o meu coração se alegra e a minha alma exulta,

e até o meu corpo descansa tranquilo.

Vós não abandonareis a minha alma

na mansão dos mortos,

nem deixareis o vosso fiel conhecer a corrupção.

 

Dar-me-eis a conhecer os caminhos da vida,

alegria plena em vossa presença,

delícias eternas à vossa direita.

 

LEITURA II 1 Pedro 1, 17-21

Leitura da Primeira Epístola de São Pedro

Caríssimos: Se invocais como Pai Aquele que, sem acepção de pessoas, julga cada um segundo as suas obras, vivei com temor, durante o tempo de exílio neste mundo. Lembrai-vos que não foi por coisas corruptíveis, como prata e oiro, que fostes resgatados da vã maneira de viver, herdada dos vossos pais, mas pelo sangue precioso de Cristo, Cordeiro sem defeito e sem mancha, predestinado antes da criação do mundo e manifestado nos últimos tempos por vossa causa. Por Ele acreditais em Deus, que O ressuscitou dos mortos e Lhe deu a glória, para que a vossa fé e a vossa esperança estejam em Deus.

 

Palavra do Senhor.

 

EVANGELHO Lc 24, 13-35

+ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Dois dos discípulos de Jesus iam a caminho duma povoação chamada Emaús, que ficava a duas léguas de Jerusalém. Conversavam entre si sobre tudo o que tinha sucedido. Enquanto falavam e discutiam, Jesus aproximou-Se deles e pôs-Se com eles a caminho. Mas os seus olhos estavam impedidos de O reconhecerem. Ele perguntou-lhes. «Que palavras são essas que trocais entre vós pelo caminho?». Pararam, com ar muito triste, e um deles, chamado Cléofas, respondeu: «Tu és o único habitante de Jerusalém a ignorar o que lá se passou nestes dias». E Ele perguntou: «Que foi?». Responderam-Lhe: «O que se refere a Jesus de Nazaré, profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os príncipes dos sacerdotes e os nossos chefes O entregaram para ser condenado à morte e crucificado. Nós esperávamos que fosse Ele quem havia de libertar Israel. Mas, afinal, é já o terceiro dia depois que isto aconteceu. É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos sobressaltaram: foram de madrugada ao sepulcro, não encontraram o corpo de Jesus e vieram dizer que lhes tinham aparecido uns Anjos a anunciar que Ele estava vivo. Alguns dos nossos foram ao sepulcro e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas a Ele não O viram». Então Jesus disse-lhes: «Homens sem inteligência e lentos de espírito para acreditar em tudo o que os profetas anunciaram! Não tinha o Messias de sofrer tudo isso para entrar na sua glória?». Depois, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicou-lhes em todas as Escrituras o que Lhe dizia respeito. Ao chegarem perto da povoação para onde iam, Jesus fez menção de ir para diante. Mas eles convenceram-n’O a ficar, dizendo: «Ficai connosco, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite». Jesus entrou e ficou com eles. E quando Se pôs à mesa, tomou o pão, recitou a bênção, partiu-o e entregou-lho. Nesse momento abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-n’O. Mas Ele desapareceu da sua presença. Disseram então um para o outro: «Não ardia cá dentro o nosso coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?». Partiram imediatamente de regresso a Jerusalém e encontraram reunidos os Onze e os que estavam com eles, que diziam: «Na verdade, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão». E eles contaram o que tinha acontecido no caminho e como O tinham reconhecido ao partir o pão.

 

Palavra da salvação.

 

Reflexão

Não estamos sós nos caminhos da vida. Jesus, nosso grande Amigo está connosco. Como os discípulos de Emaús, importa termos consciência da Sua presença amorosa. Importa encontrá-lO na Santíssima Eucaristia, na Sagrada Escritura.

  1. Mostrai-nos Senhor, o caminho da vida.

Mostrai-nos Senhor, o caminho da vida, pedimos há momentos. E o caminho da verdadeira vida é Jesus “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Como pois é importante encontra-LO!

Vimos no Evangelho que os discípulos de Emaús seguiam tristes. Sentiam-se como que órfãos. Mas afinal não estavam sós. Ele próprio, o Senhor ressuscitado os acompanhava. Reconheceram-nO depois da explicação da Sagrada Escritura, feita por Ele mesmo e ao partir do Pão. Que alegria, segurança e paz então sentiram!

Sentimentos de alegrias semelhantes podemos e devemos experimentar nós também, nesta nossa caminhada da vida. Ele vai connosco. “Eu estou convosco até ao fim dos tempos”, nos garante o próprio Jesus.

Para O encontrarmos e sentirmos Sua presença amorosa, precisamos ouvir a Sagrada Escritura, visitá-lO e estar com Ele, realmente presente em todos os Sacrários da terra, como um Anjo nos veio, mais uma vez, lembrar, em Fátima. A Bíblia que nos dá acesso a tão consoladoras realidades é a carta que Deus Pai nos escreveu, revelando-nos o Seu Amor eterno e infinito. Com que carinho e mesmo santo entusiasmo a devemos ler e meditar!

  1. A certeza e a grande alegria da ressurreição.

A Sagrada Escritura deste domingo, além de nos chamar a atenção para a importância da mesma Escritura, diz-nos por S. Pedro, na primeira Leitura, e ele di-lo com convicção, que Jesus foi morto, cravado na cruz, mas ressuscitou. Ele O viu, O tocou e chegou mesmo a comer com Ele depois de ter ressuscitado. Por esta Verdade deu a a própria vida, afirmando ainda que não podiam negar aquilo que viram com seus olhos e tocaram com as suas mãos. Ele, ressuscitado, vive para sempre. Agora é nosso companheiro de viagem. Que Ele aumente a nossa fé para O sentirmos sempre ao nosso lado.

Na segunda Leitura, o mesmo S. Pedro, diz-nos que fomos resgatados pelo Sangue preciosíssimo de Jesus, que ressuscitou dos mortos.

  1. Aparição de Jesus ressuscitado.

Finalmente o Evangelho descreve-nos essa cena cheia de ternura da aparição de Jesus ressuscitado aos discípulos de Emaús, que seguiam tão tristes para suas casas.

Aqui é o próprio Jesus que lhes explica as Escrituras, fazendo-lhes ver que tudo aconteceu como estava previsto pelos Profetas.

Só O reconheceram ao partir do Pão. O mesmo deverá acontecer com cada um de nós. Ouvir, refletir a Sagrada Escritura para termos capacidade de O “ver” ao partir do Pão, isto é, na Santíssima Eucaristia.

Temos os testemunhos dos Apóstolos que deram a vida confirmando o que viram e anunciaram e tantos milagres eucarísticos, cientificamente confirmados que O mostram presente na Santíssima Eucaristia.

Que a nossa fé em Jesus ressuscitado cresça para nunca nos sentirmos sós, órfãos, nos caminhos da vida. Só assim teremos a possibilidade de vivermos a verdadeira vida no tempo que passa, vencermos todas as dificuldades e tentações, e termos a garantia de, na Sua  infinita misericórdia, podermos estar  com Ele no Céu, por toda a eternidade.

 

Oração Universal ou dos Fiéis

Caríssimos fiéis:

Oremos a Cristo ressuscitado, que caminha connosco sem O reconhecermos, e peçamos-Lhe que ilumine o nosso espírito, dizendo (ou: cantando), cheios de fé:

 

  1. Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.

Ou: Cristo ressuscitado, ouvi-nos.

Ou: Rei da glória, ouvi a nossa oração.

 

 

  1. Pela Igreja, testemunha de Jesus ressuscitado,

pelos catecúmenos que descobrem o Evangelho,

e pelos catequistas que os ensinam e acompanham,

oremos.

 

 

  1. Por aqueles que se dedicam ao bem público,

pelos que servem os mais pobres e infelizes

e pelos que acolhem toda a gente, sem excepção,

oremos.

 

 

  1. Pelos fiéis que nas provações permanecem serenos,

pelos que desanimam como os discípulos de Emaús

e pelos que celebram cada domingo a Eucaristia,

oremos.

 

 

  1. Pelos crentes que dizem a Jesus: “fica connosco”,

pelos jovens que fazem d’Ele o grande amigo

e pelas crianças que O recebem na primeira comunhão,

oremos.

 

 

  1. Por todos nós aqui reunidos em assembleia,

pelos doentes da nossa Paróquia

e por aqueles que já partiram deste mundo,

oremos.

 

 

(Outras intenções: Nossa Senhora; vocações consagradas …).

Senhor Jesus ressuscitado,

que nos resgatastes da vã maneira de viver, não com ouro ou prata, mas com o vosso próprio sangue, aquecei-nos o coração com a vossa Palavra e convidai-nos a comer à vossa mesa.

Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.

Check Also

10 de março de 2024 – Liturgia do 4º Domingo da Quaresma – Ano B

LEITURA I 2Cr 36, 14-16.19-23 Leitura do Segundo Livro das Crónicas Naqueles dias, todos os …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.