22 de fevereiro de 2015 – 1º Domingo da Quaresma –Ano B

Todos os anos a natureza se renova, por ocasião da Primavera. Depois do longo sono do Inverno, as plantas despertam e começam a cobrir-se de folhas e flores, promessa de saborosos frutos no Outono.

A Santa Igreja convida-nos pela voz da Liturgia, a uma autêntica renovação de Primavera das nossas vidas, no tempo da Quaresma que agora principia.

O pecado destrói a vida em comunhão

A pessoa humana está natural e sobrenaturalmente vocacionada para viver em comunhão com Deus, com os irmãos e com toda a natureza criada.

Isolado voluntariamente pelo pecado, é uma nota solta, sem significado, nesta grande sinfonia do universo.

Esta tendência para a vida em comunhão manifesta-se:

  • Com Deus. Todas as religiões de todos os tempos são uma tentativa do homem para se encontrar com Deus. E quando não o consegue, tenta convencer-se de que o encontrou e chegou à comunicação com Ele. Os banquetes sagrados do paganismo não eram outra coisa que manifestação desta comunhão com a divindade.

Por isso, escrevia Santo Agostinho, nas Confissões, depois de uma dolorosa vida errante, o famoso pensamento: «Fizestes-nos para Vós, Senhor, e o nosso coração anda inquieto até que em Vós descanse».

  • Com as outras pessoas. Somos de todos os seres criados os mais dependentes. Enquanto qualquer animal não tem sentido de pertencer a uma família, e aos poucos dias já se defende perfeitamente, o ser humano leva muito tempo a poder sobreviver sozinho.

Esta dependência vai continuar no trabalho uma vez que estamos todos dependentes uns dos outros e faz parte duma incomensurável cadeia de solidariedade. Esta necessidade de ajuda volta a manifestar-se na fase terminal.

Não podemos viver isolados. A solidão deforma-nos e a solidariedade é uma tendência natural.

O pecado provoca uma série de ruturas que alteram profundamente o nosso equilíbrio: rutura com Deus, pela recusa da Sua Lei, condição de amizade; rutura com os irmãos, pois em todo o pecado há uma procura de egoísmo e, em muitos casos, um colaborar no levantamento de estruturas de pecado, para não falar do mau exemplo; com a própria natureza, usada sem racionalidade; e até connosco mesmos, pela insegurança interior, remorso e tristeza.

O mal do pecado vai-se acumulando, como torrente caudalosa que não encontra saída, até provocar uma ameaça.

Deus ama-nos e não nos quer ver infelizes.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.