22 de agosto de 2019 – Virgem Santa Maria Rainha

Celebramos a festa de Nossa Senhora Rainha. Jesus quis coroá-La como Rainha do Céu e da Terra. Louvemo-La, louvando o fruto das Suas entranhas.

Reinará eternamente

Depois de celebrarmos a Assunção de Maria ao Céu, festejamos, oito dias depois, a Sua realeza.

Uma das orações mais bonitas do povo cristão é a Salve Rainha. Dizemos-Lhe que Ela é Rainha e Mãe de misericórdia, que é nossa vida, nossa doçura e nossa esperança.

Ela é rainha porque é Mãe de Cristo Rei, que é Senhor do Céu e da terra.

É rainha porque é a mais perfeita de todas as criaturas, a bendita entre todas as mulheres, a obra prima de Deus.

Em 1954 o Santo Padre Pio XII, que tinha proclamado o dogma da Assunção de Maria, instituiu a festa de Nossa Senhora Rainha e promulgou a Encíclica Ad Coeli Reginam sobre a dignidade e realeza de Maria. Consagrou a Igreja ao Imaculado Coração de Maria Rainha do Mundo.

“A Virgem Imaculada, preservada imune de toda a mancha da culpa original – diz o Concílio –, terminado o curso da vida terrena, foi elevada ao céu em corpo e alma e exaltada por Deus como rainha, para assim se conformar mais plenamente com seu Filho, Senhor dos senhores (cfr. Apoc. 19,16) e vencedor do pecado e da morte” (LG 59)

Louvemos Maria, peçamos a Sua ajuda um dia e outro. Ela tem todo o poder. É chamada a omnipotência suplicante, porque tudo pode alcançar de Seu Filho.

Procuremos que seja nossa rainha, seguindo os Seus conselhos, atendendo aos Seus pedidos.

Consagremos-Lhe a nossa vida toda, pensamentos, palavras e acções.

Em Fátima Ela pediu a consagração da Rússia ao Seu Imaculado Coração. Consagremo-nos também cada um de nós ao Seu Coração Imaculado.

S.João Paulo II escolheu como lema Totus tuus, todo teu, ó Maria.

Imitemos o amor deste grande papa pela Virgem. Que Ela esteja bem presente no nosso dia a dia, Pela nossa oração e pelo desejo de Lhe agradar em tudo.

Eis a escrava do Senhor

Maria responde ao Anjo: Eis a escrava do Senhor. Escolhida para Mãe de Deus, a Virgem responde com o desejo de servir em tudo a vontade de Deus. Ensina-nos o caminho da verdadeira grandeza: reconhecer a nossa pequenez e dispor-se a cumprir a vontade de Deus.

Amar a nossa Senhora, procurar que seja a nossa rainha de verdade há-de levar-nos a imitá-La nas Suas virtudes, na Sua humildade, na Sua pureza, na Sua fé, na Sua entrega à vontade de Deus.

Rezemos-Lhe muitas vezes a Salve Rainha. Recitemos todos os dias o terço com piedade e a horas convenientes. Procuremos viver outras devoções recomendadas pela Igreja. Uma delas o escapulário do Carmo que nos põe sob a protecção da Virgem. Ela prometeu a S. Simão Stock, em 1251, que não deixaria cair nas chamas do inferno quem usasse o escapulário do Carmo e com ele morresse. O Card. Tarancón contava que em 1938, na guerra civil espanhola, foi chamado a assistir espiritualmente a alguns condenados à morte. Um deles resistia a confessar-se apesar de ter recebido uma boa formação cristã. Como último recurso pediu-lhe se permitia que lhe impusesse o escapulário e ele consentiu. Daí a pouco ouviu soluços e uma espécie de rugido.

Ele aproximou-se chorando: Quero confessar-me.

No final dizia: padre, obrigado, pelo bem imenso que me fez.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.