2021: um ano sem agenda, mas com bússola

O ano 2021 precisa mais de uma bússola do que de uma agenda. A agenda, como nos últimos meses, será para rasurar dias com as palavras “cancelado”, “adiado” ou “suspenso”… A bússola vai permitir descobrir um rumo, o melhor rumo, e segui-lo, independentemente de calamidades ou emergências.

A pandemia relativizou calendários, programações, agendas. Mostrou que o “fazer” é frágil. Frágil e ilusório, conjugado tanto para dizer “fiz um desenho” como “fiz a Costa Vicentina”. E o confinamento levou ao repensar do verbo e dos afazeres com dia e hora marcados, avaliados mais pela aparência mobilizadora e pela perceção de resultados do que pelo poder transformador, nas pessoas e nos grupos, de qualquer instante ou evento.

Com pouco para fazer, os dias foram um convite para ser! Foram um apelo ao essencial, à alma do humano, às motivações que sustentam confinamentos e constrangimentos de uma pandemia.  Como? Cada um cuidando de si e, assim, cuidando de todos.

Na mensagem para o Dia Mundial da Paz, o Papa Francisco faz um veemente apelo à cultura do cuidado. De novo, porque são recorrentes no atual pontificado, como nos anteriores e sempre que se procura redizer o mandamento essencial do cristianismo, traduzido em parábolas e exemplos ao longo de todos os Evangelhos: ama a Deus e ao próximo como a ti mesmo!

A cada passo, surge a inquietação e a dúvida sobre a forma e a fórmula de o atingir. A primeira resposta rondará a tentativa (ou tentação?) do fazer isto e aquilo, tudo planeado numa qualquer agenda! E raramente se tenta descobrir o rumo, o melhor rumo para o conseguir, seguindo a bússola desse ensinamento milenar que tarda em ser primeira opção.

Ao iniciar um novo ano, o Papa retoma essa proposta e propõe uma bússola norteada por quatro princípios da Doutrina Social da Igreja, que devem preencher os dias de todas as agendas, sobretudo nas atuais circunstâncias: a promoção da dignidade de toda a pessoa humana, a solidariedade com os pobres e indefesos, a solicitude pelo bem comum e a salvaguarda da criação.

A impossibilidade de marcar isto e aquilo para fazer não impede que todas as datas fiquem cativas por quatro princípios que norteiam qualquer evento que nelas recaia. Sem agenda, mas com bússola.

 

Fonte: https://agencia.ecclesia.pt/

Autor: Paulo Rocha, Agência Ecclesia

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.