17 de abril de 2025 – Quinta-Feira Santa – Missa da Ceia do Senhor

Começa hoje o chamado Tríduo Pascal, no qual somos convidados a percorrer com Jesus os passos densos de AMOR da Sua entrega e doação pela nossa salvação. Em Quinta-Feira Santa, Jesus deu início ao Seu mistério pascal. Neste dia instituiu o Sacramento do Altar, memorial e apresentação real da Sua Paixão e de Sua presença no meio de nós.

1. Amou-nos até ao fim.

“Ele que amara os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim”. É este Amor infinito que hoje especialmente somos convidados contemplar. Se de fato, como Jesus recordou, não há maior prova de amor do que dar a vida por quem se ama, Jesus encontrou ainda outra mais maravilhosa – a Sua presença real connosco até ao fim dos tempos, na Santíssima Eucaristia. Antes de concretizar esta grandiosa instituição, Jesus procedeu a um gesto inimaginável para os homens e de profunda lição para todos nós: lavou aos pés aos Apóstolos, o que então era dado fazer pelos escravos. E recomenda que todos procedam de igual modo com o seu próximo. Quis assim ensinar-nos também que para O recebermos, o nosso coração deverá estar cheio de amor a Deus e aos irmãos. E o verdadeiro amor aos outros deverá traduzir-se em serviço. Só haverá verdadeiramente comunhão, quando existir esta união profunda de amor com Ele e com o que é d’Ele, que são afinal todos os outros.

2. O verdadeiro amor transformará a humanidade.

A Comunhão com Ele, pode e deve ser o grande motor transformador da humanidade. A paz, o progresso social, a felicidade por todos tão desejada, será uma realidade, quando, com fé, os homens receberem no seu coração o Amor que é o próprio Jesus Sacramentado. E com esse amor, se dedicarem a todos os outros, que afinal a Deus pertencem.
Ele quer ser o Amigo de todos para todos os momentos e circunstâncias de suas vidas. A riqueza desta presença amorosa deverá ser alimentada com comunhões sacramentais e espirituais frequentes, visitas ao Santíssimo e atos de fé constantes. Como é importante viver alimentados por esta fé e levá-la a quem ainda a não a descobriu e por isso não a possui.
Com a certeza da presença real de Jesus amoroso e omnipotente, na Santíssima Eucaristia, jamais alguém poderá queixar-se de solidão ou de abandono. Ele nos garante a mais valiosa e segura companhia. Companhia real comprovada por tantos milagres eucarísticos demonstrados pela própria internet e por isso tão acessíveis. Que o digam o Beato Carlo Acutis e os Santos Francisco e Jacinta Marto entre tantos outros amantes da Santíssima Eucaristia.

3. “Senhor aumenta a minha fé”.

Como toda a riqueza espiritual que hoje nos é dado viver depender da verdadeira fé que cada um tiver, importa pedi-la com insistência: “Senhor aumenta a minha fé”. Fé, que é uma virtude sobrenatural, que importa alimentar ao longo da vida, com as já citadas visitas ao Santíssimo, onde Ele realmente está presente, em todos os Sacrários da terra, como um Anjo lembrou em Fátima. Pela Sua presença real se enamorou a Beata Alexandrina de Balazar e como ela, tantos outros irmãos nossos ao longo dos séculos.
Para o crescimento desta fé tão importante na nossa vida terrena, é ainda necessário ter o bom hábito de se fazerem, com a assiduidade possível, as já citadas comunhões sacramentais e espirituais com o fim de adorar, pedir, agradecer, reparar e desagravar Essa presença real de Jesus no meio de nós.

Check Also

14 de dezembro de 2025 – Concerto de Natal na Paróquia de São Luís – Faro

Concerto de Natal com o Coro Gaudium Angelorum  Dia 14 de dezembro de 2025  Após …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.