1 de janeiro de 2019 – Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus

Nos textos litúrgicos deste primeiro dia do ano civil perpassa o amor paternal de Deus que, de uma maneira permanente, vela, carinhosamente, pelos Seus filhos. Celebra-se nesta festa a maternidade divina e humana da Virgem Maria, mensageira da Paz.
Jesus ao escolher Maria para Sua Mãe, associa-A à Sua obra redentora que se baseia na fraternidade e na paz entre todos os homens. Compreende-se, portanto, que se comemore, também hoje, o dia mundial da Paz.

Como escutamos na primeira leitura, Moisés serviu de medianeiro entre o povo de Israel e Deus; assim também, Jesus Cristo, num sentido muito mais amplo é, igualmente, o mediador, o Único, entre o povo de Deus, que somos nós todos, e o próprio Deus. Todavia é-o através de Sua Mãe que, em segundo plano, mas por participação direta no mistério da Encarnação, se torna corredentora e, portanto, também de certa maneira, nossa mediadora. É através d’Ela que conhecemos Jesus Cristo. Maria não só O apresenta e dá aos homens, como está igualmente presente em toda a história da salvação. Embora por vezes na penumbra, a Sua presença é a partir do começo do ano litúrgico, se faz sentir essa Sua presença entre nós que culmina na quadra natalícia com o nascimento de Jesus. Precisamente, o primeiro dia do ano civil, que cai dentro deste tempo e coincide também com a oitava da Festa do Natal, é-Lhe dedicado de um modo especial sob a invocação de Mãe de Deus, a Sua principal prerrogativa.
A maternidade divina da Virgem alegra-se, porém, à humanidade inteira, pois, sendo Mãe de Deus, é Mãe dos homens na ordem da graça.
«Em Maria, Deus se fez homem». Isto é: n’Ela se conjugou o Divino e o humano, visto que Jesus, que nasceu de Maria, ser Deus e homem. N’Ele se manifesta a capacidade de congregar toda a humanidade. Fazendo-Se um de nós, tornou-se nosso irmão e facultou-nos deste modo a possibilidade de, pela graça divina, sermos também, co-herdeiros dos dons da Vida Eterna, de nos tornarmos com Ele Jesus Cristo, igualmente filhos de Deus. Esta ideia é a mesma que S. Paulo foca na carta que lemos dirigida aos gálatas, pois, se deixarmos de ser escravos do pecado, podemos chamar Pai a Deus.
Maria é Mãe de Deus porque o Seu filho é Deus e é nossa Mãe porque todos os homens são convidados a tornarem-se irmãos do Seu Filho e, através da humanidade do Filho de Deus adquirida em Maria, somos também, pela graça, filhos de Maria.
Sendo Mãe de Deus e Mãe dos homens, Maria é logicamente Mãe da Igreja, visto esta, fundada por Cristo, ser visivelmente constituída por todos os filhos de Deus, pois a salvação destina-se extensivamente à humanidade inteira, a todos os homens de boa vontade, através de um ato de fé.
A fé é que conta. O início da maternidade de Nossa Senhora é marcado por um ato de fé. Depois da Anunciação, ela começa a sentir progressivamente a presença de Jesus que depois alimenta, cria e educa. Por causa da Sua fé, do Seu sim, do Seu acreditar plenamente não só na intervenção direta de Deus, como principalmente, na incondicional aceitação da vontade divina, aconteceu o maior assombro de toda a História: Deus, ao fazer-Se carne, irmana-Se aos homens para os salvar.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.