1 de abril de 2021- Quinta-Feira Santa

Durante a Quaresma fomos convidados a uma reflexão mais profunda sobre a nossa reconciliação com Deus e com os irmãos.

Hoje, recorda-se o dia em que Jesus celebrou com os Seus discípulos a Ceia Pascal. Toda a Ceia foi uma manifestação de amor aos seus discípulos e à humanidade inteira.

 

São Paulo narra-nos na segunda leitura a instituição da Eucaristia.

“Ele que amava os Seus, que estavam no mundo, amou-os até ao fim”.

Amar até ao fim para Jesus significa passar além do possível e do compreensível para nós. Ele que conhecia bem os seres humanos, com toda a sua insatisfação e desejo de felicidade, sabia que só uma instituição divina podia aplacar a imensa fome de Deus que eles sentiam.

“O Senhor Jesus, na noite em que ia ser entregue, tomou o pão e deu graças; depois partiu-o e disse: “Isto é o Meu Corpo que será entregue por vós”.

O pão e o vinho, convertidos no Corpo e Sangue de Jesus Cristo, foram, naquela noite, o anúncio e a antecipação da morte do Senhor e são hoje o Seu Memorial. “Fazei isto em memória de Mim”.

Quando Jesus ordenou que se fizesse o mesmo em Sua memória estava a dar aos discípulos o poder de transformarem o pão e o vinho no Seu Corpo e no Seu Sangue. Foi assim que a instituição da Eucaristia trouxe consigo a instituição do sacerdócio. Nascidos na Eucaristia o sacerdócio continua, para sempre, a obra redentora de Jesus.

Na terceira leitura João relata-nos um gesto de Jesus que deixou os discípulos bastante surpreendidos: “Deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos”. Era um serviço próprio de escravos e, no entanto, o Mestre fê-lo para dar o exemplo e mostrar o Mandamento Novo do Amor.

Pedro, na sua humildade, ficou tão chocado que começou por resistir, pois não entendia ainda que o amor toma os homens iguais, pois não há Mestre e discípulos, são todos irmãos.

“Eu dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, façais vós também”.

O Mandamento Novo que o Senhor nos deu: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amai” é impossível à natureza humana. Para nos tornarmos capazes de amar como Ele, “até ao fim”, é necessário deixarmo-nos transformar n’Ele e por Ele. É  meditando nos gestos de Jesus relatados nesta celebração e recordando que o Senhor nos deixou a Eucaristia para ajudar a essa transformação, que cada um de nós crescerá no amor (comunhão) e na missão (responsabilidade). Com humildade e oração, amando e servindo os nossos irmãos, a transformação vai-se fazendo e aperfeiçoando ao longo de todos os dias da nossa vida.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.