“Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo” (Mt5,13,16)

Através de duas imagens muito simples, o sal e a luz, que usamos todos os dias, o Senhor mostra aos seus discípulos – e mostra-nos a nós – qual deve ser o papel do cristão junto dos homens seus irmãos: “Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo” (Mt 5,13-16).

Já no tempo de Jesus o sal era utilizado para conservar determinados alimentos, como a carne ou o peixe, prática que ainda hoje e em alguns casos se mantém. Queria Jesus dizer com isto aos seus discípulos, que depois da sua morte e subida aos Céus, seriam eles os depositários da fé. Seriam eles que teriam por missão conservar a pureza da fé, evitando que esta se corrompesse e nomeadamente face aos tempos difíceis que se adivinhavam.

Mas o sal não serve apenas para conservar a carne ou o peixe, serve também para dar sabor aos alimentos. Significa isto que a Fé sem obras, não tem vida, não tem sabor, não serve ao próprio nem de exemplo a ninguém. Tal como o sal, se perder a sua força não pode dar sabor aos alimentos, também a Fé, se não for acompanhada por uma coerência de vida, acabará por perder a sua força, podendo mesmo transformar-se em motivo de escândalo.

“Vós sois a luz do mundo”, diz o Senhor. “E ninguém acende uma luz para ficar escondida, mas para iluminar a casa e aqueles que nela se encontram”.

Assim também deve ser a luz da nossa Fé. A Fé que nos foi transmitida não deve ser vivida apenas por cada um de nós, individualmente, de uma forma quase egoísta, mas deve servir também para iluminar aqueles que se encontram à nossa volta.

Não se trata aqui de cair no fanatismo religioso de algumas seitas que procuram a todo o custo impor as suas ideias.

Mas isto não nos dispensa de dar testemunho da nossa Fé, e a melhor forma de o fazer é aquela que nos é ditada no Livro do Profeta Isaías:

“… Reparte o teu pão com o faminto, dá pousada aos pobres sem abrigo, leva roupa aos que não tem que vestir, não voltes as costas ao teu semelhante… afasta do meio de ti a opressão, os gestos de ameaça, as palavras ofensivas… então, a tua luz despontará” (Is. 58, 7-10).

É desta luz que nos fala Jesus Cristo e é este o primeiro passo, para aqueles que nos conhecem como cristão acreditem em nós.

Pedimos ao Senhor que nos ajude não apenas a viver a nossa fé, mas a dar bom testemunho dela junto daqueles que nos rodeiam.

 

Fonte: Rosário de Maria
Ano 73| nº 771| julho de 2017

Autor: Adaptado por Frei José Carlos Vaz Lucas, op

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.