Viseu: Bispo apresentou renúncia ao cargo por motivos de saúde

D. Ilídio Leandro espera decisão do Papa

 

Lisboa, 20 set 2017 (Ecclesia) – O bispo de Viseu apresentou ao Papa a sua renúncia ao cargo, por motivos de saúde.

A informação foi confirmada hoje à Agência ECCLESIA pelo próprio D. Ilídio Leandro, de 66 anos, que aguarda agora a decisão de Francisco.

O responsável ainda não atingiu a idade prevista para a resignação (75 anos), mas o Direito Canónico pede aos bispos diocesanos que apresentem a sua renúncia em casos de “precária saúde” (cânone 401, §2).

D. Ilídio Leandro foi ordenado bispo a 23 de Julho de 2006, depois de ter sido nomeado por Bento XVI como sucessor de D. António Marto na Diocese de Viseu.

O bispo de Viseu promoveu a partir de 2010 um Sínodo Diocesano, cujas conclusões foram apresentadas em 2016 como “a base para os planos pastorais dos próximos 10 anos”.

D. Ilídio Leandro nasceu a 4 de dezembro de 1950, em Rio de Mel, Distrito e Diocese de Viseu; terminados os estudos em Filosofia e Teologia, no Seminário Maior de Viseu, recebeu a ordenação sacerdotal a 25 de dezembro de 1973, na Catedral de Viseu.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, D. Ilídio Leandro é atualmente vogal da Comissão Episcopal do Laicado e Família.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.