Turismo: Vaticano apela à «responsabilidade» das pessoas em férias

Mensagem do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral sublinha papel dos visitantes para ajudar populações pobres

 

Cidade do Vaticano, 01 ago 2017 (Ecclesia) – O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, da Santa Sé, divulgou hoje a sua mensagem para o Dia Mundial do Turismo 2017, apelando à “responsabilidade” nas férias, particularmente junto dos mais pobres.

“O tempo de férias não pode ser pretexto para a irresponsabilidade nem para a exploração: ao contrário, é um tempo nobre, no qual cada um pode agregar valor à sua vida e à dos outros”, refere o texto, assinado pelo prefeito do referido organismo, cardeal Peter Turkson.

A mensagem alude, em particular, ao respeito pelo meio ambiente e pelo “contexto sociocultural”, com atenção à “salvaguarda da dignidade pessoal e dos direitos dos trabalhadores”, bem como às pessoas “mais desfavorecidas e vulneráveis”.

O Dia Mundial do Turismo, celebrado a 27 de setembro, tem este ano como tema ‘Turismo Sustentável: um instrumento ao serviço do progresso’, na sequência da decisão da ONU que fez de 2017 Ano internacional do turismo sustentável para o desenvolvimento.

A Santa Sé fala num fenómeno de grande importância, com “papel relevante nas economias dos Estados e nas políticas que apostam no desenvolvimento”.

“O turismo pode ser um instrumento importante para o crescimento e o combate à pobreza”, observa o texto do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, com votos de que este setor seja um “veículo de novas oportunidades, e não fonte de problemas”.

“Convidamos todas as pessoas envolvidas a comprometerem-se num sério discernimento e promoverem iniciativas neste sentido, aliando comportamentos e mudanças nos estilos de vida a um modo novo de se propor em relação ao outro”, apela o cardeal Turkson.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.