TEMPO É A MELHOR PRENDA QUE PODEMOS DAR

Chegou o verão e com o verão chegam as férias. Que bom!

Ao longo do ano as pessoas andam atarefadas a cuidar de tanta coisa que chegam ao verão cansadas e só pensam em tirar uns dias de férias para descansar o corpo. Uns vão até à praia para apanhar sol ou até à aldeia para matar saudades. Outros vão ao estrageiro, mas muitos ficam por casa porque a vida está difícil e não há dinheiro para viagens e para passeios. A maior parte das pessoas nem férias têm, e os mais pobres continuam a trabalhar no duro, seja verão seja inverno, para poderem sustentar as suas famílias.

Ao mesmo tempo, não podemos esquecer que, enquanto uns só pensam em férias, infelizmente, no mundo muitos são obrigados a fugir das suas terras por causa da violência e das condições de pobreza extrema em que vivem. Muitos deles encontram a morte ao longo do caminho ou ao tentarem atravessar os mares à procura de uma vida melhor. Hoje há no mundo mais de 60 milhões de refugiados e deslocados: uma tragédia a que não podemos ficar indiferentes e uma vergonha para esta sociedade que se diz civilizada.

FALAR ACERCA DO TEMPO

Mais importante do que descansar o corpo é aproveitar as férias para refrescar o espírito.

Lembro-me que um dia um senhor amigo da paróquia de Lilanda, na cidade de Lusaca, onde trabalhei muitos anos, me disse: « Você na Europa podem ter muita coisa, mas nós aqui na Africa temos tempo!» Um dia, eu disse a um amigo, que andava sempre atarefado, para se acalmar um pouco e ele respondeu-me: «Afinal de contas, Deus não precisa que Lhe demos nada, porque Ele é o dono de tudo, precisa só que Lhe demos uma coisa: tempo.»

DESAFIO PARA AS FÉRIAS

As férias serão agradáveis, se tivermos coragem de meter os travões a fundo e parar para refletir e contemplar. Aqui fica um desafio: vamos usar as férias para darmos menos tempo às coisas e mais tempo às pessoas. Vamos dar tempo a Deus e dar tempo aos outros.

Por exemplo, podemos dar tempo a Deus fazendo silêncio no nosso coração para experimentar a Sua presença dentro de nós e contemplar as belezas da Natureza e as coisas bonitas que nos rodeiam.

Podemos dar tempo uns aos outros, fortalecendo as relações humanas no seio das nossas famílias e partilhando bons momentos de alegria com os amigos. Ao mesmo tempo, podemos também fazer com que as férias sejam um espaço de solidariedade e de convívio, especialmente com aqueles que se encontram numa situação de solidão e de abandono.

Fonte:

Jornal Família Comboniana