TEMPO DA QUARESMA

A observância anual da Quaresma é um tempo favorável pelo qual se sobe ao monte santo da Páscoa. Pela sua dupla caraterística, o tempo quaresmal prepara os catecúmenos e os fiéis para a celebração do mistério pascal.

Os catecúmenos, pela eleição e escrutínios e também pela catequese, são conduzidos aos sacramentos da iniciação cristã; os fiéis, ouvindo de uma forma mais intensa a Palavra de Deus e aplicando-se mais à oração, preparam-se, pela penitência, para renovar as promessas do batismo.

Através da catequese, inculque-se no espírito dos fiéis, juntamente com as consequências sociais do pecado, aquela natureza genuína da penitência que leva a detestar o pecado com ofensa a Deus. Não se ponha de parte o papel da Igreja na ação penitencial e insista-se na oração pelos pecadores. A penitência quaresmal não há-de ser meramente interna e individual, mas também externa e social, orientada para as obras de misericórdia a favor dos irmãos.

Aos fiéis recomende-se uma participação mais intensa e frutuosa na liturgia quaresmal e nas celebrações penitenciais.

Check Also

24 de março de 2024 – Domingo de Ramos na paixão do Senhor – Ano B

A cruz era o instrumento mais cruel e horrível dos suplícios, era a pena capital …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.