Serenidade

Os trabalhos do Sínodo dos Bispos sobre a família têm provocado muita agitação, dentro e fora da Igreja, até porque para lá de eventuais propostas – este é um organismo consultivo, sem poder decisório -, estão problemáticas reais, de pessoas concretas com que muitos se podem identificar.

Do ponto de vista mediático, ficou evidente que houve avanços e recuos na forma errática como alguns temas foram apresentados, deixando infelizmente a impressão de que estaria em curso uma verdadeira batalha pelo poder entre fações opostas. A culpa não pode ser sempre dos jornalistas e em assuntos tão sérios é fundamental diminuir o risco de interpretações incorretas ou de extrapolações, em particular por parte de quem não está tão familiarizado com estas temáticas.

Se o debate correu, como têm dito tantos participantes, de forma aberta e produtiva, espera-se agora que, acima de qualquer mudança sobre a linguagem da pastoral familiar ou da moral sexual católicas, as conclusões sejam apresentadas ao Papa e a toda a Igreja como ponto de partida sereno para o novo Sínodo de 2015, que vai concluir este percurso, sem vencedores nem vencidos.

A Igreja beneficiou deste tempo de debate e vai continuar a crescer com a discussão rumo à assembleia geral ordinária sobre a família. Não é nada de novo na sua história: bastaria recordar que menos de 20 anos depois da morte de Jesus, a primeira comunidade cristã teve de tomar uma decisão absolutamente histórica que lhe permitiu chegar, ao longo dos séculos, a todo o mundo, depois de no Concílio de Jerusalém ter decidido ultrapassar o âmbito específico da tradição judaica. Como se chega de 12 a 1200 milhões é um mistério, mas é sobretudo uma lição.

Sim, a Igreja fala a todo o mundo e quer mesmo que a sua mensagem chegue a todos, independentemente da sua condição. Isso trouxe sempre desafios e sofrimentos, dúvidas e receios, mas também alegrias e realizações que ajudaram a construir um mundo melhor.

O Sínodo dos Bispos tem sido um momento de grande entusiasmo e vibração, mas tudo o que vier a acontecer tem de ser recebido com serenidade. No fundo, a missão que a Igreja tem pela frente é a mesma de sempre e já se percebeu que sabe melhor do que ninguém o que tem a fazer.

Octávio Carmo,

Agência Ecclesia

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.