Seminário de Faro promove encontros para ajudar rapazes a saber se querem ser padres

O Seminário de Faro vai promover encontros vocacionais para rapazes que têm como objetivo oferecer aos adolescentes e jovens do Algarve a “oportunidade de refletirem sobre a vocação a que Deus os chama”, colocando também a possibilidade de poderem vir a ser padres.

“Não se trata, por isso, de convencer ninguém a ser padre, mas sim abrir espaços e criar tempos à voz de Deus na vida de muitos que, de outro modo, nunca colocariam esta vocação como possível chamamento de Jesus à felicidade, à realização humana e como alegre serviço de Deus à Igreja e à humanidade”, explica o desdobrável de promoção da iniciativa.

Ao Folha do Domingo, o reitor do Seminário de São José, responsável também pelo Pré-Seminário e diretor do Secretariado da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve, adiantou que a proposta passa por “um processo de discernimento e reflexão sobre a vocação que ajude cada um a refletir, a amadurecer e a discernir se é a ser padre que Deus o chama ou não”. “Muitas vezes há jovens ou adolescentes que se interrogam, mas que não têm uma estrutura que dê continuidade, ao longo do seu crescimento e do seu amadurecimento, à reflexão sobre a sua vida e os sinais que Deus vai manifestando”, afirmou o padre António de Freitas.

Assim, o Pré-Seminário, “procurando responder aos níveis de maturidade humana, espiritual e intelectual”, será composto por três grupos: o primeiro do 7º ao 9º ano de escolaridade, o segundo do 10º ao 12º ano e o terceiro para jovens a partir dos 18 anos.

O padre António de Freitas explicou que os membros deste último grupo serão “acompanhados pessoalmente com conversas”, mas também “fazendo uma caminhada” conjunta. Aquele responsável acrescentou que alguns jovens “já estão identificados” e “têm sido acompanhados” e outros “vão começar a ser”.

“Todos os que foram convidados a participar ou desejarem participar nestes encontros deverão fazê-lo através do prévio contacto com os párocos”, explica ainda o desdobrável.

O programa de encontros tem início já amanhã com a primeira reunião para jovens do 7º ao 9º ano a realizar-se no Centro Pastoral de Pêra, das 10h às 15h.

Em fevereiro de 2018, de 23 a 25, os membros do terceiro grupo (maiores de 18 anos) realizarão um retiro na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral e na Semana Santa, de 28 de março a 1 de abril, os rapazes dos três grupos etários serão convidados a viver aquela semana maior do calendário cristão no Seminário de Faro.

CALENDÁRIO DE ENCONTROS

07 – Grupo I
no Centro Pastoral de Pêra (10h-15h)

14 – Grupo II