Semana do Consagrado será celebrada no Algarve com atividades para jovens

O Secretariado Regional do Algarve da CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal irá assinalar com diversas atividades a Semana do Consagrado, que decorrerá de 26 deste mês a 2 de fevereiro sob o tema “Consagrados para anunciar o Evangelho”.

No dia 30 deste mês promove na igreja de São Francisco, em Faro, a partir das 21h, uma vigília vocacional de oração para os jovens das paróquias algarvias e no dia 1 de fevereiro irá realizar-se, sob o lema “Comunidades abertas – «Vinde e Vede» (Jo 1, 39)”, uma “experiência de vida” com as comunidades religiosas que se disponham a acolher jovens que as queiram conhecer.

Ainda no dia 1 de fevereiro será celebrado o Dia do Consagrado com um encontro dos jovens com os religiosos. Esta iniciativa terá lugar, a partir das 15h, no Carmelo do Patacão, no concelho de Faro, e será concluída com eucaristia, presidida pelas 17h pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas. Nessa celebração, os religiosos que completam este ano 25 e 50 anos de consagração farão a renovação dos seus votos.

“É de suma importância que as comunidades religiosas motivem os jovens nas paróquias para a participação nestes acontecimentos”, refere a organização, que exorta a fazer destas iniciativas, oportunidades para “revigorar” a vocação à vida consagrada, apresentando-a aos jovens como um “projeto válido de santidade”.

Por decisão do Papa Francisco, o ano de 2015 é dedicado à vida consagrada. Prolongando-se em toda a Igreja de 30 de novembro de 2014 a 2 de fevereiro de 2016, o Ano da Vida Consagrada é um dos acontecimentos eclesiais inspiradores do programa pastoral da Diocese do Algarve.

No ano Algarve existem 19 institutos de vida consagrada, constituídos por 75 membros, dos quais 53 são irmãs, 16 são padres religiosos (que têm a seu cargo 23 paróquias na diocese, mais de um quarto do total das comunidades paroquiais) e seis são consagrados de vida secular.

A crise de vocações consagradas que vive toda a Igreja tem-se sentido também no Algarve e agravado na última década. Ao nível dos institutos religiosos femininos, dos sete que desde 2003 tiveram que fechar comunidades no Algarve, três saíram mesmo da diocese, alguns deles com uma presença que vinha de há mais de um século.

O Dia do Consagrado coincide com a festa litúrgica da Apresentação do Senhor, a 2 de fevereiro, quando se evoca o momento em que Jesus, com poucos dias, foi simbolicamente oferecido a Deus no templo de Jerusalém, de acordo com as prescrições judaicas.

A Semana do Consagrado é uma iniciativa do episcopado português em parceria com a CIRP e a Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal.

Religiosos ou consagrados são os sacerdotes, irmãos ou irmãs, pertencentes a um(a) instituto/congregação religioso(a).