PIONEIROS DA FÉ – PIONEIROS DA MISERICÓRDIA

Na rota do mundo, os missionários, quais “cavaleiros andantes” da Misericórdia de Deus, vivem e celebram no mundo inteiro o Dia Mundial das Missões – Dia dos dias das obras de misericórdia em que cada um põe “a render os seus talentos, a sua criatividade, a sua sabedoria e experiencia para levar a mensagem da ternura e compaixão de Deus à família humana inteira”, como nos diz o Papa Francisco na sua Mensagem para 2016. O mandato missionário vem do Pai ao enviar ao mundo o verdadeiro e único Missionário, o Seu Filho, assim como todos os que Ele envia “Ide por todo o mundo …”, prolongam o gesto do Pai para com Jesus. O missionário, ao descer até junto do necessitado, envolve-se “com ternura na realidade humana, tal como fariam um pai e uma mãe na vida de seus filhos”. Eles são Jesus presente há mais de 2000 anos, entregando a sua vida “até alcançar toda a mulher, homem, idoso, jovem e criança” (Mensagem, 2016).

A Igreja mantém viva, nos quatro cantos da terra, a tocha acesa na pessoa dos missionários, pelo anúncio a Quantos não conhecem a Palavra de Deus, a Sua misericórdia, por meio do Evangelho – o Livro da Luz, na expressão de Madre Isabel da Santíssima Trindade, qual missionária por todas as nações e continentes, que no seu zelo evangelizador deseja “servir de instrumento à glória de Deus e à Sua Missionária”. Como são de grande amplitude as duas afirmações que a fundadora das Irmãs Concepcionistas dirige aos seus seguidores, à Igreja, ao mundo, neste Ano da Misericórdia: dar glória ao Deus “benigno, solicito e fiel”, aproximando-nos “de quem passa necessidade para estar perto de todos, sobretudo dos pobres”.

A Igreja, conforme diz o Papa Francisco, é “a primeira comunidade que, no meio da humanidade vive a misericórdia de Cristo”. Os missionários enviados pela mesma Igreja, vivem e prolongam o amor e a mensagem do Pai entre os povos de diferentes culturas, num diálogo que tem de ser respeitador de culturas e crenças.

Arautos da Paz, da justiça, da verdade – portadores da misericórdia, homens mulheres, jovens, famílias – são missionários “com uma crescida atenção mais centrada nas pessoas do que nas estruturas e fazendo valer todos os recursos humanos e espirituais para construir harmonia, relacionamento, paz, solidariedade, diálogo, cooperação e fraternidade” (cf. Mensagem 2016). Pela fé em Cristo, a Igreja através da ação missionária, é impelida a lançar sementes de misericórdia com paciência e esperança – a salvação que é dom de Deus para todos. Os missionários, em todo o mundo, “sabem por experiência, que o Evangelho do perdão e da misericórdia pode levar a alegria e reconciliação, justiça e paz” (Mensagem, 2016), assim como fazer discípulos entre todos os povos que no amanhã serão também convidados a aceitar a chamada.

Ao celebrarem-se os noventa anos do dia Mundial das Missões, o Papa Francisco lembra os seus Predecessores e uma vez mais desafia os cristãos a saírem de si mesmos, da sua comodidade, para que a Boa Nova do Evangelho chegue a todas as periferias.

Missionário! Instrumento da glória e misericórdia de Deus.

Missionário! Em renovada “saída” missionaria

Igreja Missionária! Coração pulsante do Evangelho.

Fonte: Jornal Seara dos Pobres

Nº 80| out. nov. dez. 2016