Mensagem quaresmal do bispo do Algarve pede para se “abrir a porta do coração à misericórdia do Pai”

Tem início hoje, Quarta-feira de Cinzas, a Quaresma, um período de 40 dias (excetuando os domingos), marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário dos cristãos.

Na sua breve mensagem para a Quaresma deste Ano Santo da Misericórdia (dezembro de 2015 a novembro de 2016), o bispo do Algarve convida “todos os diocesanos a viver mais intensamente este tempo, através da experiência da misericórdia de Deus celebrada e partilhada com todos” em “comunhão com o papa Francisco” e em “sintonia com a sua mensagem quaresmal”.

Na sua mensagem quaresmal, intitulada “Abrir a porta do coração à misericórdia do Pai”, D. Manuel Quintas destaca as propostas quaresmais do papa para uma melhor vivência do tempo litúrgico que se inicia. “Dar primazia à escuta orante da Palavra”, “reviver a aliança de Deus com o seu povo, como história de amor e misericórdia” e “ser misericordiosos como o Pai pela prática das obras de misericórdia corporal e espiritual” são os três aspetos destacados pelo prelado.

“A Quaresma possibilitar-nos-á, deste modo, prosseguirmos o caminho jubilar: deixar que a misericórdia do Pai abra a porta do nosso coração; experimentar o seu amor inesgotável e fiel; tornar-se, por sua vez, misericordiosos como o Pai”, conclui o bispo do Algarve.

O bispo do Algarve preside esta noite na catedral de Faro, pelas 21h, à eucaristia com imposição das cinzas.