«Mais de 3000 jovens» vão participar no Jubileu Jovem em Fátima

O Santuário de Fátima divulgou hoje que inscreveram-se “mais de 3500 jovens” no Jubileu dos Jovens, a iniciativa nacional que se realiza este sábado e domingo no âmbito do centenário das aparições.
O santuário mariano informou que inscreveram-se “mais de 3 mil” participantes no Jubileu dos Jovens das várias dioceses portuguesas mas também de Espanha, Singapura e Nicarágua.
“Esta peregrinação juvenil quer oferecer a cada participante a oportunidade de descobrir algo do segredo de si mesmo que ainda não conhece, e que só Deus lhe pode dizer, para alcançar a paz consigo mesmo e com todos à sua volta, na casa comum que partilhamos, o planeta, lembrando que para aí chegar só há um caminho, o caminho do coração”, desenvolve.
Com o tema «O segredo da paz, o caminho do coração», o evento juvenil dos Centenário das Aparições destina-se a jovens dos 16 aos 35 anos. O programa tem quatro etapas: Preparar a paz; o coração da paz; a paz do coração e a vivência da paz.
O acolhimento começa às 10h00, no Centro Pastoral Paulo VI, que vai funcionar como espaço base do JubJovem: Vão ser verificadas as inscrições e entregues os Kits aos participantes; têm lugar reuniões em grupos para iniciação ao itinerário espiritual da iniciativa.
No acolhimento é também o momento da inscrição nas atividades da primeira parte da tarde dedicadas ao tema da paz, entre as 14h00 e as 16h00. São em diversos lugares de Fátima, umas sem inscrição mas noutras é necessário inscrição prévia, devido ao número limitado de participantes.

Foto: fatima.pt
A abertura oficial do Jubileu dos Jovens é às 17h00, na Capelinha das Aparições, depois da concentração na Cruz Alta e passagem pelo Pórtico Jubilar, a partir das 16h30.
Uma hora depois (18h00) a irmã Maria Ângela Coelho, da Aliança de Santa Maria, a ex-postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta, vai falar sobre a relação entre Maria e a paz, na Basílica da Santíssima Trindade.
O Jubileu dos Jovens do Centenário das Aparições desafia os participantes a uma direta que vai começar com a oração do Rosário e a Procissão das Velas, às 21h30, na capelinha.
Os cantores António Zambujo e Miguel Araújo foram convidados pelo Santuário de Fátima a compor temas inéditos sobre a paz que vão apresentar no Festival da Paz, a partir das 23h00 no Parque 12. O concerto é ao ar livre, “aberto ao público em geral”, e o parque, o mais próximo do Centro Paulo VI, vai estar fechado ao estacionamento.
Na direta a proposta é a uma “experiência forte de silêncio em caminho para chegar à paz de coração”: Via-Sacra no Caminho dos Pastorinhos – Caminho do Silêncio, às 02h00; a Paz do Coração começa às 03h30, e Viver a paz, a partir das 05h30, na Basílica da Santíssima Trindade.
O JubJovem continua no domingo, a partir das 10h00, o ponto de encontro é no Recinto de Oração. Os jovens vão participar no Terço, na Missa – presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto – no rito de envio do jubileu e na procissão do adeus.
O Jubileu dos Jovens é promovido pelo Santuário de Fátima em parceria com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, envolvendo todos os secretariados diocesanos da pastoral juvenil e Movimentos de juventude católicos.

Programa:

Sábado, 9
Manhã
10h00 Acolhimento – Centro Paulo VI

Tarde
14h00 Encontro 0 – Preparar a Paz
Sacramento da Reconciliação / Adoração Eucarística / Catequese sobre o Rosário / Visita aos Pastorinhos / Visita ao Carmelo / Visita à Exposição As cores do Sol / Percurso dos Murais / Visita à Casa das Candeias / Visita às Casas dos Pastorinhos

16h30 Passagem do Pórtico Jubilar – concentração na Cruz Alta

17h00 Abertura Oficial da Peregrinação – Capelinha das Aparições

18h00 Encontro 1 – O Coração da Paz

19h30 Jantar

Noite – Directa Pacis
21h30 Rosário e Procissão das Velas – Capelinha das Aparições

23h00 Festival – Para alcançar a Paz – Parque 12

Domingo, 10
Madrugada

02h00 Via-Sacra no Caminho dos Pastorinhos – Caminho do Silêncio

03h30 Encontro 2 – A Paz do Coração – Calvário Húngaro

04h00 Lanche – Centro Pastoral de Paulo VI

05h30 Encontro 3 – Viver a Paz – Basílica da Santíssima Trindade
1. O Coração de Maria, caminho para a Trindade
2. A Palavra e a Eucaristia, apelo e fonte de paz
3. A Paz, dom e compromisso

07h00 Nascer do Dia – Recinto de Oração

07h30 Tempo livre

Manhã
10h00 Rosário – Capelinha das Aparições

11h00 Missa – Recinto de Oração

Check Also

Igreja/Portugal: Papa nomeia novo bispo da Diocese de Beja

D. Fernando Paiva, até agora vigário-geral em Setúbal, sucede a D. João Marcos Cidade do …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.