Home | Leitores – Monitores – Ano Pastoral 2016 / 2017

Leitores – Monitores – Ano Pastoral 2016 / 2017

-Equipa de Leitores na Paróquia –Ano pastoral 2016/2017

MINISTÉRIO DE LEITORES – (ORIENTAÇÕES PASTORAIS)

Respondendo ao apelo de Deus e ao convite da igreja, tem vindo a dar a sua colaboração como membro da equipa de animação litúrgica da Paróquia de São Luis.
No sentido do melhor desempenho deste ministério, desejaria chamar a sua particular atenção para quanto se segue:

1- Cada pessoa é chamada a intervir, em princípio, apenas uma vez por mês; não deverá, por isso, deixar de o fazer. Mas a sua presença regular e animação das celebrações da Comunidade deve ser uma constante (não se desempenha a função como um “favor” ou “recado”, naquele dia).
2- Deverá ter o cuidado de levantar a agenda de serviço antes do mês expirar, a fim de saber em que dia exercerá o seu ministério.
3- Para que a função seja desempenhada o mais digna e competentemente possível, ninguém deverá deixar de fazer a sua preparação, na reunião de cada segunda-feira, das 21h30 ás 22h30. Sem esta preparação ninguém deve desempenhar a função.
4- O exercício deste cargo pede que, nesse dia, apareça com suficiente antecedência, o que, para o serviço de acolhimento, implica, no mínimo meia hora antes. Para os outros, um pouco menos.
5- Antes de acolhermos ou falarmos aos outros, devemos acolher e falar com o Senhor que já lá se encontra.
6- Caso não tenha tomado parte na reunião de segunda-feira, ou não possa desempenhar a função no dia que lhe coube, recorra, com suficiente antecedência, a outrem que o possa substituir, tomando a sua vez.
7- Para além do serviço que desempenha no dia que lhe compete, deverá estar atento e disponível em todos os outros dias, para intervir e colmatar as deficiências que for notando em qualquer dos serviços da área da liturgia.
8- Se não puder ou não desejar dar cumprimento ao referido nas alíneas anteriores, ponha o seu lugar à disposição doutra pessoa que o possa e deseje fazer, tendo o cuidado de a conseguir e indicar o seu nome aos responsáveis do sector, antes de apresentar a sua demissão.
9- Situações anómalas ou de última hora se deparem a alguém devem ser comunicadas aos responsáveis deste sector.
10- Tudo isto visa salvaguardar a dignidade das celebrações, de quem nelas participa e as anima.

Bem-haja pela sua colaboração. O Senhor lhe dê a merecida recompensa.

O Pároco

EQUIPA DE LEITORES: