Legislativas: Vertigem das «sondagens» pode fazer perder «a lucidez das grandes questões»

António Bagão Félix espera que última semana de campanha incentive os indecisos a votar de modo esclarecido

Lisboa, 29 set 2015 (Ecclesia) – O conselheiro de Estado António Bagão Félix espera que a última semana de campanha incentive os indecisos a votar de modo esclarecido, e que os partidos não caiam na “pequena quezília” ou na vertigem das “sondagens”.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o gestor e antigo ministro realça a necessidade dos candidatos adotarem uma linguagem mais simples, para que a mensagem que querem transmitir chegue a todos.

“Os políticos têm que perceber que a expressão das suas ideias tem que ser dita de uma maneira muito simples para que o catedrático especializado na matéria e o analfabeto que tem a experiência da vida percebam da mesma maneira”, realça Bagão Félix.

Por outro lado, importa que a última semana de campanha sirva para debater o que realmente interessa e não caia num registo de “resposta de uns a outros”, na discussão de “questões menores” motivadas pela posição de cada partido nas sondagens.

“Um ponto interessante e que é novo é esta obsessão pelas sondagens. Aí há uma grande diferença em relação a campanhas anteriores, já havia claro sondagens mas agora é todos os dias com painéis, evolução diária”, aponta o conselheiro de Estado, para quem a obsessão pelos números não pode desviar as pessoas daquilo que realmente interessa.

“Esse excesso de preocupação pelas sondagens pode levar a que um partido que esteja em segundo lugar, na última semana vá acicatar uns pontos, extremar as posições, enfim, e portanto perde-se a lucidez das grandes questões, porque se corre atrás de um número”, alerta Bagão Félix.

A entrevista ao antigo presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, da Igreja Católica, foi um dos destaques da última edição do programa 70×7, dedicada às eleições legislativas do próximo domingo.

Entre outros pontos, António Bagão Félix fala sobre temas que, na sua opinião têm ficado fora do debate de campanha, sobretudo a “dívida pública”, quando esta representará “o principal constrangimento para o país, no futuro”.

O ex ministro da Segurança Social e do Trabalho, também das áreas das Finanças e da Administração Pública aborda ainda a possibilidade desta ida às urnas ser fortemente marcada pela abstenção.

De resto, como aconteceu em 2011, quando mais de 40 por cento da população portuguesa não exerceu o seu direito ao voto.

Para Bagão Félix, “é bom que se escrutinem as atitudes incorretas dos políticos”.

No entanto, “não se pode só dizer mal e perante dizer mal, não ir votar, não ler as coisas, não procurar ter uma opinião”.

“Ou seja, não podemos contrapor a essa justa crítica que se faz à classe política, embora às vezes excessiva mas justa, uma ideia de indiferença”, conclui o conselheiro de Estado.

JCP

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.